Fórum de Aprendizagem retoma agenda com foco na inclusão
Publicada em 23/02/2023 às 16:38A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizou na manhã desta quinta-feira (23) o primeiro encontro do ano do Fórum de Aprendizagem Profissional do Adolescente e do Jovem de Jundiaí. Desde a sua retomada, no ano passado, este foi o quinto encontro do Fórum e foi realizado no auditório do Senac Jundiaí, com as participações de representantes da Prefeitura, de entidades qualificadoras e de empresas da região.
Vinculada na UGADS à Divisão de Inclusão produtiva e Qualificação Profissional, o Fórum visa ao enfrentamento do trabalho informal de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da aprendizagem formal e contratação por empresas parceiras como instrumento social de transformação.
“A política socioassistencial depende da contribuição de todos os segmentos da sociedade, na busca por soluções efetivas. Por isso, compartilho a minha alegria em ver este auditório com tanta gente interessada em criar, conosco do Poder Público, os repertórios e oportunidades para que esses jovens possam passar por processo de aprendizagem em empresas”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant, na abertura.
Dando as boas-vindas em nome do Senac, o gerente da Unidade de Jundiaí, Mauro de Nardi Costa, ressaltou a presença na atividade de Juliano Borges, novo coordenador estadual da Juventude, órgão da Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo.
O tema do encontro desta quinta (23) foi a busca de alternativas para o enfrentamento ao analfabetismo digital do público alvo do Fórum, visando à sua inclusão em processos seletivos por meio de plataformas digitais. Os participantes foram divididos em grupos para discussão dos temas e apresentação de soluções e propostas.
Durante o encontro, a equipe da UGADS apresentou os encaminhamentos internos da Prefeitura sobre temas discutidos nos quatro encontros do ano passado, como a contratação dos jovens pelas Unidades de Gestão e a inclusão da sensibilização ao empresariado em outras agendas do governo.
Também foi apresentado aos participantes o projeto de Inclusão Digital “Informática para o Futuro”, nova parceria formalizada na semana passada pela Prefeitura com a empresa Böllhoff, cujos representantes também estavam presentes.
Juliano Borges elogiou o trabalho desenvolvido. “Hoje foi mais uma oportunidade de ver a articulação do trabalho desenvolvido por Jundiaí, cidade que é referência para todo o Estado. É um momento rico para conhecer as pessoas e entender de que forma contribuir neste diálogo”.
Os próximos encontros do Fórum em 2023 estão marcados para os dias 25 de maio, 24 de agosto e 23 de novembro. Na reunião de maio, a proposta será que as entidades qualificadoras da região possam fazer uma apresentação sobre o trabalho que já vêm desenvolvido para a priorização de contratações do público-alvo do Fórum.
Interessados em mais informações sobre a participação na iniciativa podem ligar para a da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, nos números 4589-6771/6772/6789.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original