Programa Saúde na Escola promove ação preventiva nas EMEBs

Publicada em 02/03/2023 às 17:41

O trabalho realizado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) nas mais de 100 Escolas Municipais e em 32 Escolas Estaduais, leva até as crianças a importância do cuidado com a saúde bucal, ação que é desenvolvida por meio de teatro com fantoches, maneira lúdica de ensinar que foi aprovada pelos pequenos. A atividade é desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE).

A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) visitou, nesta semana, a EMEB Vereador João Batista Toledo, EMEB Rute Mirando Duarte Sirilo e EMEB Prof. Antônio Adelino Marques da Silva Brandão. A orientação e atividade didática foram conduzidas pelas dentistas Verônica de Oliveira, Luzia Mori e Tatiana Nunes, da UGPS.

Foto das crianças sentadas no chão da escola, todas estão de costas, observando atentamente as Dentistas que estão a frente, cada uma com um fantoche na mão, um jacare e uma menininha.
Equipe do Programa Saúde na Escola explica a importância da escovação

As visitas das profissionais têm como objetivo fazer o exame bucal nas crianças, encaminhamento dos casos mais graves e ações preventivas e educativas . “Esse é um momento que a equipe de prevenção em saúde bucal ensina e corrige o movimento das crianças na hora da escovação. A conscientização de prevenção da saúde bucal dos meninos e das meninas desde a primeira infância é muito importante”, conclui a odontóloga Tatiana Nunes.

Foto de uma criança em pé, com a boca aberta e a dentista ensinando ela a escovar o dente, com a escova em sua boca.
Auxilio das profissionais na hora da escovação

Para os pequenos, é um momento de muita atenção e diversão. “Eu acabei de escovar os dentes para não ficar com cárie e ganhei uma escova nova”, explica Sofia Silva, de 4 anos.

Foto da pequena Sofia dando Tchau para a camera.
Sofia Silva empolgada com a escovação e aplicação de fluor

O Programa Escola Inovadora conta, em seus eixos, com os direcionamentos para a saúde das crianças. Em todas as EMEBs a escovação integra a rotina dos alunos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/02/programa-saude-na-escola-promove-acao-preventiva-nas-emebs/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original