Professores da UGE participam de workshop de audiovisual

Publicada em 07/03/2023 às 13:30

Um grupo de professores da Unidade de Gestão de Educação (UGE), órgão da Prefeitura de Jundiaí, participou na nesta terça-feira (7) do Workshop de Audiovisual para Documentação Pedagógica promovida pela Fundação Escola TVTEC Jundiaí. Ministrada pelo professor da Escola de Inovação, Coisas e Negócios e videomaker Silvio Romão, o encontro proporcionou aos educadores noções básicas de fotografia.

Zoom, corte, distância e enquadramento foram alguns dos itens mencionados durante o workshop que contou com a parte teórica e prática. Para a coordenadora pedagógica do Departamento de Formação da UGE, Cintia Scarone, o encontro é importante para a formação dos professores porque poderão utilizar a fotografia para registrar suas atividades pedagógicas dentro e fora da sala de aula.

“No ano passado, coordenadores e diretores tiveram a oportunidade de participar deste workshop e compartilharam o aprendizado em suas unidades. Este ano os professores foram convidados a ter esta formação que é tão importante para sua vivência”, comenta Cintia.

Workshop foi realizado no Complexo Argos, onde estão sediadas a TVTEC e a UGE

Com olhos atentos a cada explicação, os professores sanaram suas dúvidas sobre os passos da fotografia, principalmente quando se trata de registrar as atividades dos alunos já que requer rapidez para não perder o movimento da foto. A professora da EMEB Judith Arruda Carreta, Ana Clara Marin Verrone, diz que um portfólio das atividades é montado frequentemente e as fotos fazem parte deste material. “Eu adoro tirar foto, mas claro que algumas técnicas devem ser obedecidas, por isso participar deste encontro nos ajuda a aprimorar nossas técnicas.”

Amante da fotografia, a professora da Emeb Dina Roseti Zandona Cunega, Rita Gislayni Testa Martins, deseja melhorar as técnicas para poder registrar cada momento de suas atividades pedagógicas. “Não adianta apenas sair fotografando. O workshop me ajudou a entender sobre enquadramento.”

Educadores receberam conteúdo teórico e prático

Fotografia básica
De forma didática e simplificada, o professor Silvio Romão lembrou que é preciso pensar na foto antes de registrar o momento. Reforçou que não adianta ter um aparelho com vários recursos se não souber utilizar com qualidade. “Os professores não são profissionais de fotografia, mas utilizam no dia a dia, por isso, quando se aprende algumas técnicas, é possível ter confiança em cada foto.”

A previsão é que pelo menos 400 educadores participem dos workshops ao longo do ano. O próximo será realizado nesta quinta-feira (9) com 30 professores.

TVTEC (Texto e Foto)


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/07/professores-da-uge-participam-de-workshop-de-audiovisual/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original