‘Inova na Horta’ foca em alimentação saudável e aprendizagem

Publicada em 08/03/2023 às 08:00

Agora presente em 100% das EMEBs que fazem parte do programa Escola Inovadora, o projeto Inova na Horta já está em andamento para o ano letivo 2023 para promover não só uma alimentação mais saudável na merenda escolar, como também promover conhecimentos sobre sustentabilidade e meio ambiente aos alunos da rede municipal de ensino. E a horta da EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim Tulipas, é um exemplo de sucesso.

A horta da escola é dividida em duas sessões, sendo uma para as hortaliças comuns como alface, rúcula, repolho, e outra para as PANCs (plantas alimentícias não convencionais), que já fazem parte da alimentação dos alunos e têm como características o sabor e a grande quantidade de nutrientes. Além das hortaliças, a horta conta ainda com uma colmeia de abelhas Jataí, responsáveis pela produção de mel e própolis.

“As abelhas são muito importantes para a polinização das plantas e todas as turmas são responsáveis por tomar conta delas. Elas ficam sempre perto da horta para aproveitar o pólen e não picam”, comenta o aluno do 4º ano Gustavo Marques, de 9 anos.

Alunos da EMEB mostram a caixinha das abelhas à gestora Vasti Ferrari

A Gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), professora Vastí Ferrari Marques, destaca que todas as 105 EMEBs do Programa Escola Inovadora já possuem hortas orgânicas atualmente. “O projeto Inova na Horta nos faz destacar alguns temas importantes para os meninos e meninas de Jundiaí, que aprendem a cuidar da terra e pensar na sustentabilidade e no meio ambiente, além de promover a possibilidade de uma alimentação saudável e enfrentamento à obesidade infantil”, afirma.

“Outro objetivo da ação é que as crianças levem essas experiências e conhecimentos para suas casas. A horta orgânica nas escolas é uma grande estratégia para o desemparedamento das escolas e o currículo jundiaiense possui muitos conteúdos que dialogam com o Inova na Horta. Sendo assim, temos uma complexidade de temas a desenvolver neste projeto”, completa a gestora.

EMEB Marina

Para a construção da horta no local, os alunos colaboraram com o transporte da terra para os canteiros, além de aprenderem sobre as variedades com o plantio das mudas. “Nossa horta foi construída em parceria com o Vale Verde, que disponibilizou as mudas, e também com o Jardim Botânico, que nos doou algumas mudas de árvores nativas, específicas para a polinização das abelhas Jataí. Foram 26 árvores plantadas, uma para cada turma da escola, e outras já nasceram de forma espontânea por conta do trabalho realizado pelas abelhas’, relata a diretora Marina Formis de Oliveira.

As PANCs apresentam maiores de nutrientes do que as hortaliças convencionais e são ricas em elementos fundamentais para o desenvolvimento infantil. Isso acontece porque as plantas selecionadas tem maior capacidade de absorção de nutrientes do solo, além de serem mais resistentes e produtivas.

O Vale Verde tem a produção em escala de mais de 50 espécies alimentícias não convencionais. Certificado pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA), são 15 mil metros quadrados de área cultivada, que conta com a parceria do Instituto Kairós com a condução da horta, treinamento da equipe técnica, educadores e dos alunos.

Gestora Vastí visita os canteiros e recebe explicações dos alunos do 4º ano

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos da PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/08/inova-na-horta-foca-em-alimentacao-saudavel-e-aprendizagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original