Representantes da indústria participam do Plano de Desenvolvimento Econômico
Publicada em 08/03/2023 às 16:48Empresários e representantes do setor industrial de Jundiaí participaram nesta quarta-feira (8) de oficinas para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII), numa iniciativa da Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
A finalidade é propiciar o desenvolvimento econômico, a inovação e a projeção nacional e internacional do município por meio da definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégicos.
Em dois períodos, os trabalhos na Sala de Situação do Paço Municipal foram abertos pelo gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, por Cristiano Lopes e gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“Estamos ouvindo vocês para que nos auxiliem na construção do plano. Isso vai nos dar, neste primeiro momento, um diagnóstico do que é preciso para avançarmos no desenvolvimento econômico e social do município. Estamos no caminho certo, pois já temos resultados em alguns aspectos. Principalmente na valorização do que é produzido aqui e no apoio aos micro e pequenos empreendedores, mas precisamos seguir avançando”, destacou Lopes.
“Jundiaí é a 15ª economia do Brasil, dada sua localidade estratégica, facilidade logística e diversos atributos estruturais. Agora, nós queremos esticar a visão de longo prazo e construir um plano de ação que avance para o futuro, que possibilite à cidade continuar crescendo, porém, de forma sustentável, com qualidade de vida e com estímulos para a formação adequada do nosso capital intelectual e humano. Portanto, é necessário ouvir os setores da economia local para que o diagnóstico seja o melhor possível”, ressaltou Parimoschi.
Participou da reunião, também, o diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli.
Abertura
A abertura dada pela Prefeitura no processo de construção do PDEII foi elogiada por Simone Cunha, coordenadora de RH da Alpino. “Gostei bastante da proposta e dessa abertura para ouvir nossas dores e amores pela cidade. Tenho certeza de que muito do que foi discutido fará parte do plano, para ser resolvido a curto, médio e longo prazos”.
Até o momento, foram feitas 18 oficinas que envolveram o comitê gestor do plano, servidores públicos, representantes de pequenos negócios, entidades ligadas ao setor econômico, artistas, mulheres empreendedoras, startups, integrantes da economia criativa, universitários, comerciantes, conselhos municipais e a Câmara Municipal de Jundiaí.
Um seminário também será feito após o período de escutas, para que toda população possa se manifestar.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
02/11/2024
Jundiaí Empreendedora fortalece a empregabilidade e inclusão social da cidade
-
29/10/2024
Prefeitura retoma ações de empregabilidade no CRAS Leste
-
28/10/2024
Jundiaí terá Semana da Tecnologia entre 4 a 8 de novembro
-
04/07/2024
Startup incubada no Campus Jundiaí conquista verba estadual
Baixe as fotos desta notícia na resolução original