Com a presença de alunos e educadores, Ciempi abre a exposição ‘Espaços do Sim’

Publicada em 12/03/2023 às 10:33

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) abriu, na tarde da última sexta-feira (10), a mostra “Espaços do Sim”, que ficará exposta no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi) até o dia 12 de abril. Viabilizada por meio de parceria com o Ateliê Quero Quero, a iniciativa integra o programa Escola Inovadora e contou, para a sua abertura, com a presença de educadores, diretores, representantes das unidades escolares municipais e escolas particulares, além dos alunos da Emeb Deodato Janski (Jardim Tarumã).

“O Ciempi nasce do desejo de Jundiaí guardar a memória da Educação de Jundiaí e da necessidade de pensar a Infância como potência para a cidade. Por isso, já promovemos aqui a exposição ‘A criança e a imaginação da matéria’, do Gandhy Piorski, com brinquedos feitos de crianças de todo o País. Em seguida, foi a vez da mostra ‘Sconfinamenti: atravessando fronteiras’, que veio de Reggio Emilia, na Itália, pela primeira vez aberta para uma rede municipal de ensino. E agora é a vez de ‘Espaços do Sim’, como forma de dizer sim a todas as potências da Infância e sim para o melhor que temos para oferecer a elas”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Auditório do Ciempi ficou lotado para a abertura

A mostra é composta por quatro ambientes – Ateliê Luz e Cor, Sala de Referência, Sala dos Bebês e Ateliê dos Sabores, cada um deles com propostas voltadas a faixas etárias específicas de crianças de zero a seis anos. Para percorrer os ambientes, o visitante conta ainda com um guia educativo impresso e ferramentas on-line.

A mostra tem curadoria de Karine Ramos, que é doutora em Psicologia da Educação e sócia-fundadora do Ateliê. “Este nome é uma metáfora para tornar evidente o que significam os espaços de aprendizagem. Antes de mais nada, eles têm que dizer ‘sim’. Dizer ‘sim’ para o brincar, criar, investigar, construir, descobrir. Enfim, eles devem dizer ‘sim’ para todas as potências das crianças para o seu desenvolvimento enquanto seres humanos”.

Karine apresentou ambientes da mostra para os gestores

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, enfatizou a potência do Programa Escola Inovadora nos resultados da Educação de Jundiaí, que se tornou referência para o Brasil. “Esta exposição reforça nossa preocupação com a ambiência das escolas, que é um dos três eixos do programa ‘Escola Inovadora’. E por meio desta parceria com o Ateliê Quero Quero, propiciaremos avanços significativos para nossas crianças, potencializando o alcance de nossas iniciativas e agregando valor ao programa de aprendizagem oferecido aos alunos da rede. É graças a iniciativas como esta, à dedicação do time e à política pública marcada pela empatia que Jundiaí consegue ser referência na Educação e em diversos outros serviços prestados à população”.

A exposição poderá ser visitada até o dia 12 de abril, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Além da visitação, a parceria para realização da mostra prevê ainda formações para educadores. O Ciempi fica na avenida Dr. Cavalcanti, 341 – vila Argos. Mais informações pelo telefone 4526-7774.

Abertura contou com a apresentação artística da palhaça Burguette, interpretada pela atriz Danielle Burghe

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/12/com-a-presenca-de-alunos-e-educadores-ciempi-abre-a-exposicao-espacos-do-sim/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original