FUMAS realiza intervenções em áreas de risco para segurança de moradores

Publicada em 13/03/2023 às 15:07

Desde o início de 2023, a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) retirou, acolheu e ofereceu o auxílio-moradia para 17 famílias do São Camilo. Os imóveis, – interditados pela Defesa Civil – foram demolidos para evitar novas ocupações em áreas de alto risco para deslizamentos/desabamentos. Na semana passada, um barraco e uma construção desocupada, ambas em área particular também foram demolidos também pela segurança do local.

De acordo com o superintendente da FUMAS, José Galvão de Braga Campos “Tico”, as ações fazem parte do novo olhar da administração para a contenção das áreas de risco e com submoradias. “No começo do ano tivemos a ocorrência de chuvas que impactaram em residências, uma inclusive, que foi soterrada. A retirada dessas famílias da situação de alto risco para a sua segurança é a primeira medida, seguida pela demolição e ações de contenção”, explica.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Foto Horizontal, de construção em situação de risco, feita em barranco, com rachaduras
Construções estavam em situação de alto risco

Para o diretor de Departamento de Obras e Projetos da FUMAS, Edilson Chrispim, o próximo passo é definir as intervenções urbanísticas a ser feitas no local. “Retiramos as famílias e fizemos as demolições para segurança de toda a população residente no local. Os imóveis foram avaliados por técnicos e os laudos da Defesa Civil apontavam rachaduras, instabilidade e alto risco para o local, inclusive as duas construções demolidas na sexta-feira (10), que colocavam em risco outras casas ao longo do trecho”, comenta, apontando a próxima fase. “Agora, vamos definir qual a melhor proposta para a recomposição urbanística do local, para garantir a segurança de todos.”

Todas as famílias que foram afetadas e se encontravam em situação de vulnerabilidade habitacional estão sendo atendidas com o auxílio-moradia, no valor de R$ 850 por mês.

Santa Gertrudes
Ainda na semana passada, no bairro Santa Gertrudes, ação de fiscalização identificou dois inícios de construções irregulares em área pública (invasão). As duas garagens ainda não tinham moradores. As construções foram demolidas. “Para agilizar as ações de fiscalização e contenção dos núcleos de submoradias, a equipe de fiscalização da FUMAS foi agregada aos técnicos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA). Desta forma a cidade ganha em agilidade no atendimento às denúncias, avaliações de risco etc”, explica o diretor.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/13/fumas-realiza-intervencoes-em-areas-de-risco-para-seguranca-de-moradores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original