Obras do Jardim do Trânsito estão com mais de 60% de execução

Publicada em 13/03/2023 às 18:24

Nesta segunda-feira (13), o prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado de gestores municipais, vistoriou as obras para a construção do Jardim do Trânsito, – espaço atrelado às ações de políticas públicas do programa Jundiaí, Cidade das Crianças. De forma inovadora, o local fará a recriação de uma via pública, com trânsito, ciclovias, pedestres, semáforos, placas, para oferecer formação voltada à cidadania, de maneira lúdica. Destinado a crianças da rede de ensino municipal, de 5 a 9 anos. Será um dos locais de visitação na programação do Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias. A visitação está agendada para o domingo (19).

“Um trânsito seguro é parte essencial para que as crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia. O Jardim do Trânsito, em Jundiaí, tem o objetivo de proporcionar às crianças a vivência e, principalmente, que adotem comportamentos seguros em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que completa: “Quando orientamos as crianças, alcançamos também a família, e assim formamos uma nova geração mais consciente.”

Vistoria foi realizada nesta segunda (13)

Atualmente, estão sendo realizadas as intervenções para concretagem das calçadas, ciclovia, pavimentação, infraestrutura elétrica e iluminação, tudo para promover a vivência segura da dinâmica do trânsito para as crianças. “O Jardim do Trânsito é inovador, pois recria uma via pública, com trânsito, ciclovias, pedestres, semáforos e placas, oferecendo formação de Educação para um Trânsito seguro desde a infância. Esses conhecimentos serão replicados com as famílias. O Mundo das Crianças é uma escola a céu aberto, um local vocacionado para a aprendizagem e o Jardim do Trânsito fortalece este propósito”, comenta o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Em números
O Jardim do Trânsito contará com aproximadamente 1.200 metros quadrados de área de gramado, além de 250 metros de leito carroçável (espaço para os pequenos motoristas), 312 metros de comprimento entre ciclofaixa e ciclovia, 372 metros quadrados de calçadão para pedestres e 851 metros quadrados de asfalto.

Jardim do Trânsito, no Mundo das Crianças, tem objetivo de ensinar de maneira lúdica, educação para o trânsito

Com parceria da Prefeitura e da Dae, quando em operação, o Jardim do Trânsito irá receber crianças das escolas municipais dos primeiros anos de ensino. “Ao ar livre, o objetivo é que as crianças vivenciem as situações do trânsito tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista, permitindo que elas compreendam, enquanto brincam, o espaço de cada um, com organização e respeito, para proporcionar a segurança dos usuários de diferentes meios de locomoção”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/13/obras-do-jardim-do-transito-estao-com-mais-de-60-de-execucao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original