Ações de desassoreamento serão intensificadas nesta semana

Publicada em 14/03/2023 às 07:24

A região do bairro Rio Acima foi atingida por sequência de chuvas intensas entre sábado (11) e segunda-feira (13). Para evitar novas ocorrências de transbordamentos, as equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) realizarão o desassoreamento do rio Capivari, que corta o bairro.

De acordo com a Defesa Civil, toda a região, compreendida pelo Mato Dentro e Champirra, é cortada pelo rio e seus córregos afluentes. “O desassoreamento e a limpeza da calha ampliará a vazão da água, além de retirar restos de árvores e bambus que caíram e acabam causando uma espécie de barreira para a água “, comentou o coordenador da defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

As máquinas iniciarão o trabalho em pontos de maior risco. “Os tratores farão a limpeza da calha. A medida foi essencial para as regiões do Caxambu e Tulipas”, comenta o Gestor da UGISP, Adilson Rosa.

DESCRIÇÃO DA FOTO: Trecho de rio, com mata às margens. Trator com pá carregadeira retira sujeira, areia e restos de madeira do fundo do rio em ação de desassoreamento
Desassoreamento será intensificado na região do Rio Acima

Balanço
De acordo com dados da Defesa Civil, entre a noite de sábado (11) e a noite de segunda (13) quatro casas foram interditadas na região do Champirra, em área que está em processo de regularização. As famílias estão abrigadas em casas de parentes e encaminhadas para o atendimento assistencial da UGADS e da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS).

Ainda na mesma região, no loteamento São Pedro, uma casa foi totalmente interditada e uma garagem interditada parcialmente, em decorrência de deslizamentos. As medidas foram direcionadas aos proprietários para a solução do risco. Em nenhuma das situações houve vítimas.

Segundo boletim meteorológico da Defesa Civil, até sexta-feira (17), os dias serão marcados por calor e abafamento, típicos de verão, seguidos de pancadas de chuva à tarde e à noite, podendo ocorrer temporais.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/14/acoes-de-desassoreamento-serao-intensificadas-nesta-semana/