Educação é destaque no 1º Encontro de Cidades das Crianças

Publicada em 17/03/2023 às 08:22

A Prefeitura de Jundiaí realiza, entre os dias 18 e 24 de março, o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, evento que consolida ainda as práticas de políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento integral infantil. E, nesse contexto, a Educação de Jundiaí, tem destaque, balizando as iniciativas, alinhadas com o Direito à Educação – uma das diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).

“É muito significativo ver toda a cidade pensando e criando possibilidades para o protagonismo das infâncias. As crianças precisam ser ouvidas, pois, muitas vezes, suas falas e sugestões são mais ousadas e inovadoras do que as nossas”, comenta a gestora de educação, professora Vastí Ferrari Marques. “Pensar a cidade a partir do olhar das crianças e dar a elas o protagonismo para que a cidade avance é uma ação fundamental dentro das perspectivas de políticas públicas do município. O Programa Escola Inovadora traz toda a potência para aqueles que merecem nossa dedicação trabalho, que são os meninos e meninas de Jundiaí”, completa.

A proposta educacional de Jundiaí, no Programa Escola Inovadora, baseado nos pilares ambiência, formação dos educadores e qualidade do ensino, é um dos grandes destaques para o evento internacional que será realizado pela Prefeitura de Jundiaí, no município, ao longo da semana de 18 a 24 de março. “A Educação de qualidade muda a realidade das famílias, e são as crianças as protagonistas dessas mudanças. Investindo na infância, na qualidade educacional, na formação dos servidores, na saúde e na cultura e proporcionando ferramentas para o desenvolvimento conectados em rede internacional é possível romper a desigualdade social, e é isso que estamos desenvolvendo em Jundiaí”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Atividades ao ar livre são o foco do desemparedamento da infância

Educação Inovadora

Entre as políticas e programas que serão apresentados ao longo do encontro internacional, o desemparedamento da infância, o contato com a natureza, o investimento em novas tecnologias e a potencialização da infância serão balizadores de atividade, que acontecerá no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi).

“Em Jundiaí, intencionamos que todas as escolas municipais tenham propostas que utilizem diferentes materialidades, além de elementos naturais como água, areia, terra, brinquedos de chão e escalada e toda a ambiência e estética preparada. Temos ainda o brincar heurístico, que trabalha com a construtividade e a imaginação das crianças através da descoberta e da manipulação livre de objetos e materiais do cotidiano. Todas essas ações estão diretamente ligadas ao direito fundamental à educação e à intencionalidade”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil (UGE), Thaís Silva Nonô.

Parques naturalizados fazem parte da proposta do BrincAR Livre para os alunos da rede de ensino

Encontro e Fórum

Até o momento, já estão confirmadas as presenças de autoridades e representantes de mais de 60 municípios brasileiros, além de cerca de 10 países. Com programação gratuita, em diversos equipamentos públicos, um dos pontos altos é a participação do pedagogo italiano Francesco Tonucci, fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças, conhecido pelo nome artístico de Frato; além da coordenadora da latino-americana da Rede, Lorena Morachimo.

O cinco Fóruns das Infâncias, programados entre os dias 21 e 24 de março, trarão as temáticas: Promover a participação, Garantir autonomia, Direito à Cultura, Direito à Saúde e Direito de Brincar, com as presenças confirmadas de diversas autoridades e especialistas nos temas propostos.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/17/educacao-e-destaque-no-1o-encontro-de-cidades-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original