Direito à Cultura é tema no Fórum das Infâncias

Publicada em 23/03/2023 às 14:39

O terceiro Fórum das Infâncias do Encontro de Cidades das Crianças promovido em Jundiaí trouxe como temática o Direito à Cultura, que é um dos eixos do programa municipal que concentra as políticas públicas intersetoriais voltadas às Infâncias.

ASSISTA AO FÓRUM NA ÍNTEGRA

A atividade foi realizada na tarde dessa quarta-feira (22), no Teatro Polytheama, e contou como convidados com a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas; com o criador da Fundação Casa Grande (CE), Alemberg Quindins; o gestor de Cultura, Marcelo Peroni; sob a mediação de Ana Paula Dugaich, da Allma Hub, uma das parceiras da Prefeitura para a execução dos projetos do programa Cidade das Crianças.

Assim como as demais atividades do Encontro, o Fórum teve integrantes do Comitê das Crianças como cerimonialistas e a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os participantes puderam contar ainda, na abertura, com a apresentação de dança das crianças do projeto “Tem dança na escola”, da Emeb Glória da Silva Rocha Genovese, da vila Cristo.

“Tem dança na escola” abriu o terceiro Fórum no Polytheama

Ana Paula iniciou a mediação com uma menção ao pensamento do filósofo Rudolf Steiner. “Toda criança que chega ao mundo tem o direito de achar que ele é bom. E eu acrescento: tem também o direito de achar que ele é belo. Então recebemos hoje aqui a prefeita Paula, para apresentar, através do ‘Pacto Pelotas pela Paz’ aquilo que é bom, e o Alemberg, que irá nos contar sobre a Fundação, como exemplo daquilo que é belo”, comentou.

O tema do Fórum foi tratado pela prefeita gaúcha ao apresentar a Cultura pela paz contida no ‘Pacto’ desenvolvido no Município para a redução dos índices de criminalidade e intervenções urbanas favoráveis às infâncias. Assim como Jundiaí, Pelotas também integra a Rede Urban95, da Fundação Bernard van Leer. “As políticas fazem o Poder Público chegar até as pessoas e, por meio delas, conhecer suas histórias. E para o tema de Cultura da Paz, o foco tem que ser as crianças”, comentou Paula. “Saio de Jundiaí cheia de entusiasmo. Vimos aqui coisas maravilhosas. O Parque Naturalizado da Fábrica das Infâncias Japy me fez pensar muito em nosso Microparque Arvoredo”, elogiou.

CONFIRA AS FOTOS

Já Alemberg, após uma viagem pela formação da Terra, de suas placas tectônicas, biomas, animais, plantas e pessoas, levou os participantes à cidade de Nova Olinda, no Cariri cearense, para apresentar a Fundação Casa Grande, gerenciada por crianças. Em suas instalações, a Fundação conta com sítio rupestre, teatro, emissoras de rádio e televisão, biblioteca, gibiteca, DVDteca, museu, laboratório de formação de leitores, guias de turismo e lojas de artesanato. Tudo isso em um casarão de 1717 restaurado e que motiva, anualmente, a visita e curiosidade de mais de 60 mil pessoas, de todo o mundo.

“Se aquela casa serviu para colonizar, hoje ela serve para que as crianças aprendam, investiguem e contem as histórias daquele lugar, desde quando ele foi formado historicamente. Agora serve para desencantar o que estava encantado, para integrar o que estava apartado. E lá são as crianças que têm as chaves, que recebem as pessoas, que conduzem os visitantes e as atividades. E são elas também que garantem a trilha sonora ambiente, que são elas brincando”, comentou.

Peroni fez a conclusão das iniciativas apresentadas com a proposta do encontro. “Com exemplos exitosos de dois extremos do País, encerramos este Fórum vendo muitas conexões entre o que Paula e Alemberg fazem com o que Francesco Tonucci preconiza, que são identificar os talentos das crianças para desenvolvê-los, garantir o seu direito de brincar e dar autonomia a elas. E isso tem tudo a ver com Cultura, que é transformação, comportamento, é característica de uma sociedade.”

Ao final, os participantes do Fórum puderam assistir ao vídeo de apresentação do “Lullaby” (canção de ninar, em inglês), projeto-piloto do Instituto Alana que realizou em Jundiaí, em julho do ano passado, com a composição e gravação de canções de seis mães de famílias, atendidas pelo programa Criança Feliz, como forma de incentivar a criação de vínculos entre as cuidadoras e seus filhos.

Acompanharam as apresentações as gestoras de Educação, Vastí Ferrari; de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant; e a superintendente da TVTEC, Mônica Gropelo.

Ana Paula, Marcelo, Paula e Alemberg: unidos no palco para tratar do Direito à Cultura

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/23/cidade-das-criancas-3o-forum-do-encontro-traz-como-tema-o-direito-a-cultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original