Encontro de Cidades das Crianças promove painel sobre Planejamento Urbano
Publicada em 23/03/2023 às 17:14Durante toda a manhã desta quinta-feira (23) foi a vez do Vetor Oeste receber o 1º Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, promovido pela Prefeitura de Jundiaí. A programação começou com um Painel apresentado pela diretora de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sylvia Angelini, que detalhou as ações que a Prefeitura vem realizando para melhorar os espaços públicos e torná-los mais acessíveis e amigáveis para as crianças.
O encontro aconteceu na EMEB Cléo Nogueira e a principal discussão se deu a respeito de como as crianças podem ter autonomia na cidade. “Espaços públicos devem ser planejados para estimular o desenvolvimento das crianças, permitindo que elas façam escolhas e possam interagir com o ambiente; porque a cidade não é mero cenário na vida da criança, mas um agente importante no seu processo de aprendizagem, formação de comportamentos e valores”, comenta Sylvia.
Após a apresentação, os visitantes foram conhecer outros três equipamentos da região: a Clínica da Família Novo Horizonte e UPA Vetor Oeste, o Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste. Estiveram presentes guiando as visitas a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Dayane Martins, a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a gestora de Educação, professora Vastí Ferrari Marques.
Ao final das visitas, os participantes passaram por uma experiência sensorial com algumas plantas, realizadas por servidoras do NAA. “Gostamos da recepção em todo os lugares em que passamos. Jundiaí é uma cidade é bem desenvolvida em todas as áreas e estamos coletando dados e informações pra tentar replicar isso nos municípios”, comenta Nevisson Tavares, economista da Secretaria de Planejamento da cidade de Brasiléia, no Acre.
Assessoria de Imprensa
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
Baixe as fotos desta notícia na resolução original