Vigilância em Saúde faz nebulização contra a dengue no Jardim Fepasa

Publicada em 28/03/2023 às 20:21

A Unidade de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) fez, nesta segunda e terça-feira, uma ação de nebulização em um trecho do Jardim Fepasa, dando continuidade ao trabalho de combate às arboviroses. No local, após a investigação epidemiológica, foram identificados, ao menos, dois focos de transmissão do mosquito Aedes aegypti e muitos criadouros eliminados.

“A cidade está em alerta e é preciso uma mudança imediata da população, para eliminar o criadouros com água. Só assim poderemos ter uma cidade livre das Arboviroses, como a dengue”, explica a biomédica da Vigilância em Saúde Ambiental, Ana Lúcia de Castro Silva.

Combate às arboviroses nas casas

As construções incompletas, lajes abertas e vasos com pratos são os locais onde os mosquitos encontram as condições perfeitas para a criação. Jundiaí tem 89 casos positivos de dengue em 2023. 167 casos suspeitos ainda aguardam resultados de exames.

Outras regiões da cidade que estão com maior transmissão e casos já confirmados são os bairros Vila Jundiainópolis (9) Vila Hortolândia (5) e Jardim Tamoio (5).

“O trabalho é realizado com o objetivo de conter a transmissão. Por isso as pessoas precisam limpar os quintais de qualquer objeto que possa acumular água. O mosquito Aedes aegypti se adaptou a viver no ambiente urbano. Por isso é nas cidades, principalmente, que ele causa a doença”, detalha a biomédica.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/28/vigilancia-em-saude-faz-nebulizacao-contra-o-mosquito-da-dengue-no-jardim-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original