Excelência na gestão faz IPREJUN manter certificação Pró-Gestão IV

Publicada em 29/03/2023 às 16:58

A excelência na gestão fez com que, após auditoria, o Instituto de Previdência de Jundiaí (IPREJUN) conquistasse a manutenção do Pró-Gestão IV, o mais alto nível da Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do Brasil.

Apenas o Instituto jundiaiense e os RPPSs da cidade de Manaus e Estado de Rondônia têm o mesmo nível. A revisão foi realizada pelo Instituto Totum nos dias 27 e 28 de março, que constatou que o IPREJUN segue atendendo aos 24 níveis de aderência, distribuídos em três dimensões: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. Entre os pontos estão mapeamento dos processos, manualização, treinamentos e capacitações, avaliação de competências de conselheiros e diretoria, entre outros.

Segundo o auditor do Totum, José Luiz Da Silva Junior, trata-se do grau mais complexo da certificação, em razão do maior grau de exigência das ações no nível alcançado. “O IPREJUN mostra um modelo de gestão que garante que garante a perenidade. Com isso, temos certeza que lá na frente o instituto conseguirá cumprir com o seu papel com os servidores.”

O auditor destacou que já havia ouvido falar do trabalho desenvolvido em Jundiaí. “É uma grata surpresa ver o IPREJUN nesse nível, com o sistema solidificado. É um ótimo trabalho que não vem de hoje. Realizei uma auditoria em Teresina (PI), e lá me contaram que vieram aprender com Jundiaí. Vocês são referência”, disse ele, que parabenizou a equipe.  

Segundo o diretor-presidente do IPREJUN, João Figueiredo, Jundiaí recebe com frequência a visita de outros municípios e Estados interessados em aprender com a experiência do IPREJUN. “O trabalho realizado aqui é resultado do empenho e seriedade de todos os servidores. E o resultado é a manutenção dessa certificação tão importante para nós.”

Resultado faz com que o Instituto seja referência nacional

Mais – O Pró-Gestão RPPS foi criado para incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, de forma a proporcionar maior controle dos seus ativos e passivos e a conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O IPREJUN aderiu ao Pró-Gestão RPPS em 2018, quando iniciou um processo de planejamento e várias adequações para atender aos requisitos.  À época, houve uma reestruturação interna e os servidores normatizaram as atividades dentro dos padrões de governança exigidos.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/29/excelencia-na-gestao-faz-iprejun-manter-certificacao-pro-gestao-iv/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original