Prefeito recebe executivos da multinacional Schenker do Brasil
Publicada em 30/03/2023 às 15:39Ações sociais e de sustentabilidade para o município foram os principais assuntos tratados na reunião entre o prefeito Luiz Fernando Machado e executivos da DB Schenker Brasil, empresa multinacional alemã instalada em Jundiaí, no projeto Café com o Setor Produtivo, realizado nesta quinta-feira (30). Uma das campanhas que já está sendo pensada é o plantio de mudas de árvores, que vai colaborar com o Plano de Arborização criado pela Prefeitura.
“Essa cultura de sustentabilidade é trabalhada em Jundiaí já na rede municipal de ensino. O conceito é a partir da criança, que demonstra esses valores, os discute nas nossas reuniões do Comitê das Crianças e nos cobra”, comentou Luiz Fernando. “O trajeto dos alunos de casa até a escola, por exemplo, deve ser seguro e sustentável. Por isso, já iniciamos a construção dos Jardins de Chuva, além de outras iniciativas”.
O diretor de Operações Logísticas da DB Schenker, Ricardo Silveira, agradeceu ao prefeito a oportunidade de apresentar a empresa e também se colocou à disposição para parcerias em ações sociais e de sustentabilidade. “Tivemos, recentemente, um plantio de 1,2 mil mudas numa reserva ambiental de Tapiraí e podemos fazer o mesmo aqui”.
Futuras gerações
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, explicou sobre o Plano de Arborização e também falou do trabalho de criação do Plano de Adequação Climática. “Vamos substituir aquelas árvores que não são adequadas para o meio urbano ou que podem gerar algum risco, além de ampliar o número de árvores no município. É importante ressaltar que este é um plano de Estado, não de governo, exatamente para que as futuras gerações possam se beneficiar dele. Em relação ao Plano de Adequação Climática que está sendo construído, nós já temos algumas experiências sendo executadas, como o projeto-piloto dos Jardins de Chuva que o prefeito citou”.
A Schenker possui 150 anos no mercado – 50 deles em território brasileiro – e 80 mil funcionários em todo o mundo. Ela atua com logística, armazenagem e transporte intermodal (aéreo, marítimo e rodoviário). No Brasil, são 900 funcionários e 10 escritórios concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A empresa trabalha muito a sustentabilidade, praticando a reciclagem de resíduos, redução no consumo de água, energia e papel em suas plantas. A meta é tornar-se neutra em carbono até 2040.
O prefeito sugeriu que os executivos pudessem conhecer o Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), responsável pela reciclagem e reutilização de resíduos – especialmente da construção civil – e que se transformou em modelo para todo o Brasil.
Participaram da reunião, pela Schenker, o diretor financeiro Cleiton Valentim, o gerente de operações logísticas Paulo Barreto, e o gerente de qualidade e meio ambiente, Nelson Noga. Pela Prefeitura, os gestores Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Cristiano Lopes (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), além dos diretores Gilson Pichioli (Fomento à Indústria) e Daniele Ruiz (Parcerias Estratégicas).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
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