FabLab está aberto para a população desenvolver projetos

Publicada em 31/03/2023 às 10:18

Instalado no Complexo Argos desde 2018, o FabLab de Jundiaí é o primeiro laboratório de fabricação digital municipal, criado a partir de parceria da Prefeitura com o Sesi. Além de integrar o programa Escola Inovadora e atender as escolas da rede municipal, o espaço também é aberto ao público interessado em geral, com acesso gratuito.

O espaço está disponível para qualquer munícipe que desejar utilizar a infraestrutura para a realização de projetos, sendo necessários apenas a apresentação da proposta e o agendamento gratuito por parte da equipe responsável, que também irá indicar o material a ser utilizado, para custeio por parte do interessado.

“Além de um espaço que permite a investigação e busca por soluções das crianças da nossa rede municipal, o FabLab também é aberto para a sociedade em geral. Isso vai ao encontro da realidade contemporânea, que exige cada vez mais a capacidade e versatilidade das pessoas e dos profissionais. Mais uma vez, Jundiaí, em parceria com o Sesi, sai na frente e disponibiliza isso tudo de forma gratuita”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari.

Laboratório está instalado no Complexo Argos

Um dos projetos recentemente desenvolvidos no FabLab foi um Periscópio Reverso, que simula para um adulto como é enxergar o mundo à sua volta a partir da altura de uma criança. A ideia partiu dos amigos Diego Oliveira, Miguel Pires e Tiago Gonçalves, que atuam na Unidade de Gestão de Governo e Finanças, e foi viabilizada por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, que faz parte do Grupo de Trabalho “Criança na Cidade” da Prefeitura.

Miguel explica como surgiu a ideia de montar um periscópio. “Recebi, através de uma ‘newsletter’ da Global Designing Cities Initiative, o convite para participar de uma oficina de montagem. Como a organização é parceira da Rede Urban95, da qual a Prefeitura faz parte, me interessei e montei uma versão em papelão”.

Já Diego explicou como o grupo teve a ideia de desenvolver o projeto no FabLab. “Com a proximidade do Encontro de Cidades das Crianças, estávamos mostrando a primeira versão do periscópio para gestores e servidores, e a ideia partiu da gestora Vastí. Graças à estrutura do laboratório, pudemos montar em MDF e fazer as gravações 3D”.

Tiago compartilhou os próximos passos do projeto desenvolvido. “Já fomos procurados para disponibilizar versões do periscópio para profissionais de saúde que lidam diretamente com as crianças. A ideia também é montar unidades para deixar com os engenheiros da Prefeitura, para que pensem no olhar da criança durante a execução das obras”.

Como agendar
Os interessados em desenvolver projetos podem agendar sua visita através do telefone 4588-5377 ou pessoalmente no laboratório, que, para este tipo de atendimento, fica aberto de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h30.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/31/fablab-esta-aberto-para-a-populacao-desenvolver-projetos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original