TVTEC recebe 450 alunos do Sesi 409 para curso de linguagem e vídeo

Publicada em 13/04/2023 às 08:52

Até o dia 20 de abril, 448 alunos dos 6º e 7º ano do Sesi 409, em Jundiaí, participam de uma dinâmica imersiva sobre linguagem jornalística e produção de vídeo na sede da Fundação Escola TVTEC Jundiaí. Divididos em grupos, o encontro acontece sempre às quartas e quintas-feiras com estudantes de 11 e 13 anos.

Ministradas pelos colaboradores da FTVTEC, Ana Paula Klinke, Silvio Romão e Lucas Camargo, a visita tem como objetivo mostrar, de forma didática, sobre o universo jornalístico, assim como o funcionamento da TV, seus gêneros, incluindo pauta, linguagem e formas de abordagem. No final de cada visita os alunos participaram de uma live.

Na tarde desta quarta-feira (12), os 126 primeiros alunos puderam acompanhar cada detalhe da dinâmica. O professor de história, Jorge Luiz Modenutti, diz que os alunos já têm noções sobre mídias digitais em seu dia-a-dia, mas quando há uma interação mais específica, em especial com fatos jornalísticos, o tema fica mais interessante. “A interdisciplinaridade já é um fato na unidade e quando saímos para uma dinâmica como esta, os temas são abordados de forma prática. É sempre importante este contato fora da classe.”

A professora de Língua Portuguesa, Hilda Freitas Sória, lembrou a importância de unir teoria e prática em um único ambiente. “Alguns alunos, como os dos sétimos anos, já têm noção de notícias e, com certeza, conseguirão absorver mais sobre os detalhes.”

Aos 10 anos, o aluno do 6º ano, Arthur Caparroti, ficou encantado com a visita à sede, em especial sobre o uso correto de celular. “As explicações foram muito legais. Eu adorei ter vindo.”

A jornalista e produtora Ana Paula Klinke ficou admirada com o interesse dos alunos pelo conteúdo. “Fiquei surpreendida com o interesse das crianças pelo assunto. Fizeram perguntas com conteúdo sobre a prática do jornalismo no dia-a-dia. O mais legal é que muitos disseram que poderão aplicar na sala de aula, fazendo trabalhos e transformando o conteúdo deles em uma forma divertida de aprender. Tô bem feliz com o resultado. Atingimos nosso objetivo.”

Durante a live, iniciada no fim da visita, a estudante Letícia foi a repórter-mirim ao entrevistar o professor de Geografia, Waldir Mazzei. Nesta quinta (13), sempre das 14h às 16h, a FTVTEC recebe 98 alunos; dia 19, 128 alunos; e dia 20, 96 alunos.

Fonte: TVTEC Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/13/tvtec-recebe-450-alunos-do-sesi-409-para-curso-de-linguagem-e-video/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original