Em reunião com famílias, ações de segurança nas escolas são detalhadas por prefeito e gestores

Publicada em 17/04/2023 às 14:32

Na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Paço Municipal, grupos de mães foram recebidas pelo prefeito Luiz Fernando Machado, vice-prefeito Gustavo Martinelli e gestores municipais para ouvir demandas e apresentar ações que já estão sendo adotadas e implementadas para a ampliação da sensação de segurança nas escolas. O teste para o aplicativo com o ‘botão de pânico’ está em andamento e a formação para educadores sobre protocolos de segurança foi detalhado.

“Colocamos em prática uma força-tarefa para oferecer o melhor para as nossas crianças, com educação e segurança. A GMJ está mobilizada e reforçou as rondas nas escolas. Além disso, os profissionais estão em formação para a efetivar um protocolo de atendimento, para que todas as unidades de ensino adotem as mesmas medidas, adequadas às mais variadas situações. Nosso objetivo é garantir que as escolas sejam um ambiente seguro e de paz”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que lembrou dos investimentos em Segurança já realizados e em andamento na cidade, como a ampliação do sistema de segurança com mais 200 câmeras, construção da nova sede e do canil da GMJ, além da ampliação do efetivo e do empenho de toda a corporação para atuar nas rondas escolares com os Anjos da Guarda, desde a semana passada.

Prefeitos e gestores receberam mães para apresentar ações realizadas para a segurança

Participaram do encontro, mães de diversas regiões da cidade, com filhos em escolas municipais, estaduais e particulares. “Saímos daqui com informações positivas para replicar com os demais pais. Assim podemos auxiliar a esclarecer tudo o que está sendo feito pela gestão”, comentou Vanessa de Camargo, que fez sugestões para uma reunião entre as escolas e os pais para apresentar as iniciativas.

Patrícia Nascimento é mãe de crianças que estudam em escola particular da cidade. Apesar de a unidade contar com segurança privada, ela ressalta a importância de a Guarda Municipal e a Polícia Militar realizarem rondas próximas às escolas. “A ronda amplia a sensação de segurança para todos. Sabemos que a família é a estrutura e os pais também devem atuar diretamente naquilo que as crianças estão vendo e acessando”, detalhou.

Rondas, monitoramento e novos protocolos fazem parte das ações em andamento em Jundiaí

Ações

De acordo com o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, protocolo de segurança foi apresentado pela Polícia Militar para representantes de todas as escolas da cidade, em reunião durante a manhã, no auditório da UNIP. A formação faz parte das ações adotadas pela gestão para o momento, que ainda conta com outras medidas. “A padronização no atendimento, determinação de fluxos, inserir o tema de forma adequada às idades para as crianças, intensificar a comunicação não violenta com os programas já estabelecidos no Escola Inovadora, acrescentar profissionais como psicólogos e assistentes sociais nas unidades escolares para o apoio à comunidade escolar. Todas essas ações serão apresentadas em reunião com os pais, que acontecerá nesta semana, em todas as escolas com as suas respectivas equipes gestoras”, adiantou Parimoschi.

O comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno, também detalhou o trabalho realizado pela corporação, que desenvolve, além da ronda escolar dos Anjos da Guarda, as atividades do Ludicidadania, que são aulas focadas na não violência apresentada por GMs e que será ampliada para mais unidades neste ano.

Ainda participaram do encontro o gestor de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) Thiago Maia, os gestores Adjuntos da Educação e Institucional, Tânia Roveri e Mário Eugênio Simões Onofre, subcomandante da GM Mauro Castro Júnior.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/17/em-reuniao-com-familias-acoes-de-seguranca-nas-escolas-sao-detalhadas-por-prefeito-e-gestores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original