Jundiaí assina acordo de cooperação com a cidade de Gaoyou

Publicada em 20/04/2023 às 18:23

Estreitar os laços econômicos e sociais, além da troca de experiências em inovação e tecnologia. Estes são alguns dos objetivos que fizeram com que Jundiaí e o município chinês de Gaoyou definissem, nesta quinta-feira (20), um acordo de cooperação entre cidades-irmãs. O documento foi assinado simultaneamente pelos prefeitos Luiz Fernando Machado e Tian Tingmin, em cerimônia on-line realizada pela InvesteSP (Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade), vinculada ao Governo do Estado.

O Cônsul-Geral do Brasil em Xangai, Augusto Souto Pestana, também participou da solenidade. Durante a cerimônia, o chefe do executivo chinês agradeceu a parceria com os jundiaienses e citou como importante a cooperação no desenvolvimento das duas cidades. Ele também fez um convite para que visitem Gaoyou. “Que a amizade entre nós permaneça para sempre”, destacou Tingmin, em mandarim.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA O PREFEITO DE JUNDIAÍ, LUIZ FFERNANDO MACHADO, AO CENTRO, SEGURANDO O TERMO DE COOPERAÇÃO COM A CIDADE CHINESA DE GAOYOU. ELE TEM BARBA, ESTÁ DE CAMISA AZUL E PALETÓ. AO LADO DELE ESTÃO O GESTOR JOSÉ ANTONIO PARIMOSCHI, DE CAMISA BRANCA E BLAZER AZUL, E DIRETORES DA PREFEITURA
Luiz Fernando mostra o termo de cooperação assinado durante cerimônia com chineses

O acordo de cooperação faz parte do planejamento do governo municipal na estratégia de internacionalização de Jundiaí, ampliada ano passado após o lançamento da revista “Jundiaí, a melhor cidade do Brasil” em eventos na França e Espanha.

Luiz Fernando agradeceu as autoridades chinesas e destacou a importância da iniciativa. “Nosso principal parceiro comercial é a China. Que as nossas cidades possam trabalhar neste fomento e fortalecimento. Agradeço ao Consulado e também ao povo chinês. É mais uma iniciativa para conectar Jundiaí com o mundo”, afirmou.

FOTO COLORIDA MOSTRA O PREFEITO DE JUNDIAÍ, LUIZ FERNANDO MACHADO, SEGURANDO UMA REVISTA ESCRITA EM MANDARIM. ELE TEM BARBA, ESTÁ SENTADO E USA CAMISSA AZUL, PALETÓ AZUL ESCURO
Prefeito mostra a revista sobre Jundiaí, escrita em mandarim: internacionalização

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, lembrou que a revista sobre Jundiaí já está escrita em mandarim e à disposição no portal Jundiaí Empreendedora. “Este é mais um passo na internacionalização de Jundiaí, com essa aproximação para o desenvolvimento tecnológico, fortalecimento do conceito de Cidades Inteligentes e atração de novos investimentos, mais emprego e renda”.

“Hoje presenciamos mais um marco para as relações sino-brasileiras. As cidades de Jundiaí e Gaoyou iniciam uma cooperação estratégica com foco econômico, tecnológico, social e cultural, que só tem a agregar no desenvolvimento de ambas as cidades. E o papel da InvestSP é continuar apoiando, sendo o facilitador para a construção dessas cooperações que tendem a beneficiar todo o Estado de São Paulo”, diz a gerente dos Escritórios Internacionais da InvestSP, Julia Saluh.

Participaram da cerimônia, também, o gestor adjunto de Empreendedorismo, Wagner da Silva Soares, o assessor especial de Cooperação Internacional da Prefeitura, Sami Mansour, e a assessora de Cooperação Internacional, Ligia Contursi.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA UMA TELA DE TV COM A TRANSMISSÃO ON-LINE DA CERIMÔNIA DE ASSINATURA DO TERMO DE COOPERAÇÃO ENTRE AS CIDADES DE JUNDIAÍ E GAOYOU
Representantes de Gaoyou, do Consulado, da Prefeitura e do Investe SP durante cerimônia on-line

Histórico

As tratativas entre Jundiaí e Gaoyou foram iniciadas ano passado, em reuniões realizadas pelo gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, e por representantes da InvesteSP.

Gaoyou fica a pouco mais de 16 mil quilômetros do Brasil. Tem uma economia diversificada, assim como Jundiaí, abrangendo setores como agricultura, turismo, indústria, tecnologia e serviços. A cidade conta com 820.600 habitantes, e tem nível de condado – sob administração de Yangzhou, província de Jiangsu.

Esta é a sétima cidade que formaliza um acordo de cooperação técnica com Jundiaí. O primeiro foi firmado em 1964, com o município norte americano de Trenton. Desde então, Jundiaí se tornou cidade-irmã de Iwakuni (Japão – 1989), Padova (Itália – 1994), Havana (Cuba – 1998), Tai’an (China – 2002) e Rugao (China – 2019).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/20/jundiai-assina-acordo-de-cooperacao-com-a-cidade-de-gaoyou/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original