Jundiaí promove atividades para propagar cultura de paz nas escolas

Publicada em 20/04/2023 às 15:33

Ao longo desta quinta-feira (20), as unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino tiveram o dia marcado por atividades de promoção e compartilhamento de gentileza entre os alunos, educadores e as famílias. A iniciativa foi uma proposta da Prefeitura a fim de reforçar as ações pela prevenção e segurança já desenvolvidas, e surgiu na reunião com dirigentes escolares na última segunda (17) a partir do “Dia da Compaixão, do Amor e da Gratidão”.

Com a presença dos Anjos da Guarda da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e dos agentes de trânsito, as crianças e suas famílias foram recebidas nas escolas, onde participaram de atividades diversas que promovessem a interação e a cultura de paz, como contações de histórias, músicas e brincadeiras de roda, e pinturas em painéis com mensagens sobre o tema.

No período da manhã, a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, iniciou o dia acompanhando as atividades desenvolvidas pela Emeb Professora Clotilde Copelli de Miranda, unidade escolar com 360 alunos da Educação Infantil I e II (crianças de até cinco anos), localizada no Jardim do Lago.

Unidades escolares promoveram atividades como contações de histórias, brincadeiras e pinturas

“Trago a mensagem do prefeito Luiz Fernando Machado de que Jundiaí acredita nas escolas como ambientes de aprendizagens e potências, mas, acima de tudo, como os lugares mais seguros em que as nossas crianças podem estar. A Saúde Emocional e a preocupação com todas as dimensões de nossos alunos são temas inseparáveis do que preconiza o programa Escola Inovadora. Por isso, a nossa presença aqui é muito significativa e agradecemos a confiança de vocês e a parceria em nos tornarmos, juntos, uma comunidade escolar forte e humanizada”, comentou a gestora.

O farmacêutico Alex Lima levou o filho Samuel, de três anos à escola, e acompanhou sua atividade de pintura com tintas naturais, feitas à base de café, açafrão, anilina e beterraba. “Era importante participar no dia de hoje, em vista de tudo o que temos vivenciado recentemente”.

Hoje foi dia também de a compradora Samara Cunha acompanhar a filha Isabela, de um ano e oito meses, à escola. “Quem traz a Isabela é meu marido, pois neste horário eu já estou trabalhando. Mas foi importante mudar a rotina, para que ela entendesse também que ela é prioridade e que fazemos questão de ser presentes na vida dela”.

Rodrigo Temóteo acompanhou as filhas Diana e Lavínia, de dois anos e quatro meses. “Este é um momento que nos apavora, mas não podemos deixar que isso aconteça. Estamos aqui para marcar este espaço, pelos nossos filhos e pela sociedade”, comentou o engenheiro.

Já a Melissa, de cinco anos, foi acompanhada pela avó, Gislaine Piton, na atividade de pintura de pano com mensagens de paz, que ficará exposto no portão da escola. “Hoje é o dia de aprender o sentido das palavras paz e amor. Não podemos cultivar os boatos, mas canalizar e pensar no que é certo e bom”, comentou Gislaine.

Os pais e responsáveis presentes participaram ainda de uma reunião de alinhamento de propostas com as equipes gestoras das escolas e receberam materiais educativos, promovidos pela Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), com as informações do protocolo de segurança, bem como os canais de denúncia, pelos números 153 ou 4492-9060 da GMJ.

Também foram distribuídos materiais educativos com protocolo de segurança e canais de denúncia

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/20/jundiai-promove-atividades-para-propagar-cultura-de-paz-nas-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original