Rondas da GMJ em escolas aumentam em 300%

Publicada em 20/04/2023 às 17:46

A Unidade de Segurança Municipal (UGSM), através da Guarda Municipal de Jundiaí, divulgou nesta semana um balanço de rondas feitas nas escolas neste mês de abril. De acordo com o setor de estatísticas da unidade gestora, houve um aumento de quase 300% no número de rondas nas escolas municipais entre a primeira semana de abril até esta quinta-feira (21).

De 1º de abril até o dia 09, a ronda escolar da GMJ havia registrado 142 rondas nas 105 escolas municipais e 40 estaduais, o que segundo a corporação era a média mensal.

Já a partir de 10 de abril, com o reforço de outros segmentos da GMJ (Canil, Apoio Tático e Florestal), esses números subiram para 495 rondas, ou seja, um aumento de quase 300% nas rondas.

Segundo o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, nenhuma escola municipal ficou de fora do planejamento operacional. “Em conjunto com a Unidade de Educação, colocamos todos os segmentos da GMJ para que desse apoio ao programa que já existe. Todas as escolas municipais foram contempladas com as equipes que além de atuarem nas entradas e saídas, ainda interagiram com os alunos e professores durante as atividades escolares. Foi uma recepção muito positiva”, relata Moreno.

Ainda segundo o setor Operacional da Guarda Municipal, o patrulhamento comunitário de rotina nos bairros e atendimentos de ocorrências não foram prejudicados com a prioridade da ronda escolar.

As ações nas escolas com o envolvimento de todos os setores da Guarda Municipal permanecerão por tempo indeterminado.

Até o momento,  a GM não atendeu nenhuma ocorrência relacionada ao ambiente escolar municipal. Na última semana, uma adolescente de 16 anos foi apreendida pela GMJ em sua residência por ameaça em rede social às escolas. Na delegacia, ela alegou na presença dos pais que estava apenas fazendo uma brincadeira.

Nesta quarta-feira (19), um novo chamamento dos candidatos ao cargo de guarda municipal foi publicado na Imprensa Oficial. Foram convocados mais 27 candidatos que somados aos 55 que já estão em curso farão parte do efetivo da GMJ, reforçando não só a ronda escolar, mas o programa Guardiã Maria da Penha e patrulhamento comunitário.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/04/20/rondas-da-gmj-em-escolas-aumentam-em-300/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original