Abertura do Maio Amarelo mostra a união de forças em prol da segurança no trânsito
Publicada em 04/05/2023 às 17:59A prioridade de investir em ações para a segurança no trânsito, preservando vidas, em Jundiaí, ganha a cada ano mais força. Na abertura do Maio Amarelo, nesta quinta-feira (04), a Prefeitura recebeu oficialmente as forças de segurança e parceiros que irão atuar no Maio Amarelo.
Em frente ao Paço Municipal, equipes de motos da Guarda Municipal, da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Polícia Militar, Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran), além de equipes da Polícia Militar Rodoviária, Samu e Bombeiros, se uniram para prevenir os sinistros, inibindo irregularidades no trânsito, com blitze e ações educativas pela cidade.
“As ações são para chamar a atenção com relação às mortes que podem ser evitadas, e que, muitas vezes, não são evitadas pela insegurança viária e a violência do trânsito”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, ressaltando que Jundiaí tem o compromisso de contribuir para reduzir as mortes no trânsito. “Isso é ampliado no Maio Amarelo, movimento internacional, porém, é importante lembrar que, durante os 12 meses, nós temos a obrigação de preservar as vidas, fazendo com que o nosso trânsito seja mais calmo e mais seguro para os nossos idosos, nossas crianças, pessoas com deficiência, para o cidadão de uma forma geral, por isso, as ações educativas são nossa prioridade para que ensinar e chamar a atenção da cidade da importância da segurança viária.”
A programação do Maio Amarelo com o tema, em 2023, ‘No Trânsito, Escolha a Vida’, será realizada até o dia 31, e contará com palestras em escolas e empresas, blitze operacionais e de fiscalização pela cidade e em rodovias, e atividades com a participação do Comitê das Crianças. “O objetivo é fortalecer as ações informativas para conscientizar sobre a importância do comportamento responsável para a segurança no trânsito”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte Aloysio Queiroz.
“Respeitar as leis do trânsito significa preservar as vidas. O trânsito ainda é muito violento, o qual provoca muitas consequências. As pessoas ficam adoecidas ou com redução motora, e muitas morrem. Jundiaí está engajada cada vez mais no Maio Amarelo, além de ter grande investimento em mobilidade para melhorar o sistema viário e oferecer condições para caminhabilidade e para os ciclistas. A finalidade é estimular as pessoas a deixarem os carros e migrarem para o transporte coletivo e/ou caminhar, andar de bike. Também teremos um investimento importante em Educação para o Trânsito às crianças, com o Jardim do Trânsito que, no Mundo das Crianças, será um espaço lúdico para construir um cenário futuro melhor de respeito ao trânsito, de preservação da vida”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Autor do projeto que instituiu oficial o Maio Amarelo em Jundiaí, em 2016, o vereador Marcelo Gastaldo conta que o movimento tem se tornado forte com mais mobilização de pessoas. “É trazer a conscientização da necessidade da gente ter atenção com o trânsito. A união do poder público, das forças de segurança e da sociedade resulta na segurança do trânsito, e investir também na educação das crianças é muito importante.”
Comitê das Crianças
Representando o Comitê das Crianças, Isabelly, 9 anos, e Gabriela, 11 anos, disseram que querem ajudar a cidade, e pediram que todos respeitem a sinalização e as leis. “Vocês adultos são nossos exemplos, então, vamos fazer das ruas um lugar mais seguro para todos, para nós crianças brincarmos e crescermos felizes.”
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos da PMJ
-
18/06/2024
Trecho da Ozanan será interditado para obras de remanejamento de emissário da DAE
-
14/06/2024
Transporte Público: Região do Rio Acima ganha novo trajeto e reformulação da linha 703
-
07/06/2024
Unidade de Mobilidade e Transporte promove cerimônia de encerramento do Maio Amarelo
-
07/06/2024
Funcionários da concessionária responsável pelo transporte público são imunizados contra a gripe
Baixe as fotos desta notícia na resolução original