Em Jundiaí, as crianças ajudam com as lições para a segurança no trânsito

Publicada em 06/05/2023 às 15:39

Motoristas, motociclistas e ciclistas que passaram pela Avenida Nove de Julho, neste sábado (06), foram surpreendidos com a blitz educativa que, desta vez, foi realizada com a participação do Comitê das Crianças de Jundiaí, a Cidade das Crianças. O time de agentes mirins deu a lição de quais os cuidados para o trânsito seguro.

Na imagem, as crianças estão na calçada em frente a um laço amarelo inflável: Júlia, 10 anos, Mariah, 9 anos, Enzo, 10 anos, Lorenzo, 10 anos, Giovanni, 10 anos e Lavínia, 11 anos, são do Comitê das Crianças de Jundiaí e atuaram na blitz educativa com o Vaguinho, mascote da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).
Crianças e Vaguinho orientaram sobre a importância de respeitar as regras do trânsito

Júlia, 10 anos, Mariah, 9 anos, Enzo, 10 anos, Lorenzo, 10 anos, Giovanni, 10 anos e Lavínia, 11 anos, entregaram cartilhas, fitas e laços do Maio Amarelo, acompanhadas pelo Vaguinho, mascote da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), equipes de Trânsito, SAMU, Guarda Municipal e Polícia Militar.

“Tem que usar o cinto de segurança, não correr no trânsito, não usar o celular quando dirige e também não pode beber. Quem segue essas regras, ajuda a cuidar da sua e de outras vidas”, comenta Enzo, uma das crianças do Comitê.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, auxiliou a criançada na orientação dos adultos durante a blitz, e reforça que o Comitê das Crianças é atuante em várias ações e decisões do Governo do prefeito Luiz Fernando. “A gente faz a escuta das crianças para identificar quais são as prioridades em investimentos. E o Maio Amarelo é importante, uma vez que além de reduzir os sinistros no trânsito, com a conscientização dos motoristas, salva vidas. Quando as crianças abordam os motoristas, eles recebem as mensagens de outro jeito, porque, as crianças fazem parte de um processo para a gente conseguir levar mais educação para dentro de casa.”

O motoboy Alex de Oliveira Florindo foi uma vítima do trânsito em dezembro, quando um motorista que, segundo ele, estava alcoolizado, bateu atrás da sua moto, por isso, espera que mais pessoas estejam conscientes da sua responsabilidade. “Ainda tem muita gente que não respeita as leis e regras no trânsito. Tive a sorte de não ter me ferido gravemente. Ações, como essa, são muito importantes.”

Ricardo Rogério Schedorn, que usa bastante bicicleta para se locomover, também concorda que é preciso conscientização. “É importante que todos se respeitem para garantir a segurança”, comenta.

O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, explica que Jundiaí prioriza as ações educativas para reduzir os sinistros, e lembra que, nas vias municipais e rodovias que passam por Jundiaí, até março deste ano, 14 pessoas morreram, sendo, seis com sinistros envolvendo motos, cinco com automóveis, dois pedestres e uma pessoa de bicicleta. “Jundiaí tem o compromisso de investir para reduzir as mortes no trânsito. A gestão do prefeito Luiz Fernando Machado prioriza os investimentos em mobilidade para melhorar o sistema viário e oferecer condições para caminhabilidade e para os ciclistas, além de melhorar o transporte coletivo e, principalmente, promover a segurança de todos.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/06/em-jundiai-as-criancas-ajudam-com-as-licoes-para-a-seguranca-no-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original