Vila Hortolândia recebe reforço nas ações de combate à dengue

Publicada em 09/05/2023 às 16:32

As equipes da Clínica da Família Hortolândia e da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) reforçaram, nesta terça-feira (9), as ações para conter o avanço da dengue na Vila Hortolândia. Dos 421 casos autóctones da doença, ou seja, contraídos na própria cidade, 82 foram de moradores do bairro. Essa não é a primeira ação na região. Em abril, foi realizada nebulização veicular nas ruas.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Endemias percorreram cerca de 20 quarteirões, vistoriando residências e estabelecimentos comerciais em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável também pelas arboviroses zika e chikungunya. Também foi feito o trabalho de orientação à população e a busca ativa de pessoas com sintomas de arboviroses.

“A região continua com focos de transmissão de dengue, e estamos retornando para verificar possíveis criadouros e alertar sobre a necessidade da eliminação de tudo que pode acumular água. É importante que as pessoas se conscientizem para evitarmos o avanço da doença”, alertou a Agente de Endemias Roseli Silva.

Cerca de 20 quarteirões foram percorridos. Cenário é preocupante

A aposentada Maria José Gerônimo prontamente abriu o portão. “Eu gosto de ter plantas e sempre estou de olho nos vasos. Acho importante quando a equipe passa e verifica se está tudo certinho”, ressaltou.

O porteiro João Rodrigues, após ter seu quintal verificado, aproveitou para tirar dúvidas sobre os sintomas das doenças. “Eu fico preocupado e estou vendo que os casos de dengue estão aumentando por aqui. Precisamos ficar de olho em nossas casas e fazer a nossa parte”.

Apesar das ações anteriores de conscientização, as equipes ainda encontraram, em quintais, focos do Aedes aegypti em lata de tinta, plantas aquáticas e prato de vaso.

Números
De acordo com o boletim de arboviroses, Jundiai registrou, entre os dias 1 de janeiro e 5 de maio, 517 casos de dengue (96 importados e 421 autóctones) e dois casos importados de chikungunya.

Diante do cenário, a VISAM intensificou as ações diárias de investigação epidemiológica de prevenção nos pontos identificados como de risco. Também são feitas orientações pelos agentes de saúde de maneira preventiva.

Entre os principais sintomas da dengue estão: febre alta (maior que 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A orientação é que, havendo sintomas, a pessoa procure um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/09/vila-hortolandia-recebe-reforco-nas-acoes-de-combate-a-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original