‘Escola Cidadã’ tem início com aula sobre segurança municipal

Publicada em 19/05/2023 às 08:00

Nesta quarta-feira (17) foi iniciada a primeira trilha do conhecimento para alunos de Escolas Estaduais que fazem parte do projeto piloto “Escola Cidadã”. O tema escolhido foi “Segurança Municipal”. A atividade foi comandada pelo Gestor da Casa Civil (UGCC), Dr. Gustavo Maryssael, e os Guardas Municipais Regiane Arenhardt Diniz e Jair Aparecido de Lima.

No encontro foram abordados o funcionamento do sistema de segurança pública de Jundiaí e a atuação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, que foi desenvolvida pela Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), na proteção das mulheres que denunciam os seus agressores. Vale ressaltar que a violência contra a mulher foi o tema mais comentado pelos alunos no início das atividades em 2022.

Os Guardas Municipais conversaram com os alunos, diretores e vice-diretores das Escolas Estaduais: Alessandra Cristina Rodrigues De Oliveira Pezzato, Doutor Antenor Soares Gandra e Professora Deolinda Copelli de Souza Lima.

Encontro aconteceu de modo virtual

“A violência contra as mulheres é um tema contemporâneo que demanda muita atenção. É fundamental que os jovens estejam interessados nesse assunto, para que a gente consiga, em conjunto, debater e desenvolver novas políticas públicas que possam mitigar esse lamentável problema enfrentado pela sociedade”, avalia Gustavo Maryssael.

A segurança municipal foi um dos temas selecionados para a trilha do conhecimento. Os próximos assuntos serão: Saúde e Assistência Social; Esporte e Cultura; Planejamento Urbano e Mobilidade; Emprego e Geração de Renda; e Políticas Públicas.

O encontro também contou com a participação da Gestora Adjunta da Casa Civil, Carmen Tubini, dos sete Assessores do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas da UGCC (Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Diversidade Sexual), além da integrante do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí, Cristiane Ferraz de Campos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/19/escola-cidada-tem-inicio-com-aula-sobre-seguranca-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original