Jundiaí recebe certificação ABNT

Publicada em 26/05/2023 às 14:00

Jundiaí acaba de receber a certificação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que atesta a conformidade de seus indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida de acordo com a Norma ABNT NBR ISO 37120. O documento reforça à população a qualidade dos serviços públicos oferecidos, bem como a qualidade de vida aos moradores.

O anúncio ocorreu durante a cerimônia solene realizada nesta sexta-feira (26), no Paço Municipal de Jundiaí. Participaram do evento o Diretor de Certificação, Antônio Carlos Barros de Oliveira, o Coordenador de Certificação, Dênis Carvalho, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, além do gestor-adjunto Jones Martins entre outros.

Ao todo foram analisados e auditados 45 indicadores essenciais mais 14 índices de apoio. Com isso, o município paulista é o terceiro a obter essa certificação, que tem por objetivo estabelecer metodologias para a definição de um conjunto de indicadores criados a fim de mensurar o desempenho nas áreas avaliadas, além de apoiar a definição de políticas públicas para o município.

No total, 19 temas foram avaliados para alcançar a conformidade pela norma 37120, são eles: Água, Agricultura local/urbana e segurança alimentar, Economia, Educação, Energia, Esgotos, Esporte e Cultura, Meio Ambiente e mudanças climáticas, Finanças, Governança, Saúde, Habitação, População e condições sociais, Planejamento urbano, Recreação, Segurança, Resíduos Sólidos, Telecomunicações e Transporte.

A cidade de Jundiaí conquistou o nível BRONZE do processo de certificação da norma. A ABNT tem níveis de certificação diferenciados para os municípios, sendo o nível Bronze o inicial, evoluindo para Prata, Ouro e Platina e são concedidos a partir da avaliação de indicadores certificados em cada norma, sendo ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Desde 2017, quando assumimos a gestão de Jundiaí e implementamos o sistema de plataformas, buscamos a eficiência e a qualidade para os serviços públicos. Os bons indicadores são o resultado de todo o trabalho realizado pelas equipes. A certificação ISO chancela todo o esforço e empenho dos servidores e gestão”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Solenidade de entrega da premiação aconteceu na Sala de Situação do Paço Municipal

E mais
Esta foi a primeira de três certificações que Jundiaí poderá receber, como os indicadores para cidades inteligentes (ABNT NBR ISO 37122) e cidades resilientes (ABNT NBR ISO 37123), além de ter a possibilidade de incluir mais indicadores na certificação que acaba de receber, de forma a atingir um nível mais elevado da certificação. Cada uma das três normas estabelece indicadores para os 19 temas, de acordo com o escopo de cada norma.

Para o Diretor de Certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, Antônio Carlos Barros de Oliveira, a partir da certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por um organismo independente, que serão utilizados para orientar decisões de gestão e planejamento. “O município de Jundiaí está entre as cidades certificadas por um processo internacional utilizado em 165 países do mundo, que seguem os padrões ISO. A ABNT como membro fundadora da ISO (International Organization for Standarlizatio), possui credibilidade para realizar certificações em todo o território nacional, atendendo aos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços”, ressalta o diretor.

Indicadores para Cidades e Comunidades Sustentáveis
As cidades necessitam de indicadores para mensurar seu desempenho de forma a serem padronizados, consistentes e comparáveis entre si, buscando garantir qualidade de vida e sustentabilidade na implantação de políticas, programas e projetos que atendam às necessidades de seus habitantes.

“A gestão conta com o Observatório Jundiaí, para a disponibilização, não somente destes 59 indicadores certificados ISO, mas com 386 indicadores abertos para a população. Seja em números de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Obras entre outros. A transparência é essencial para um planejamento eficiente”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Para ajudar as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, a ABNT Certificadora desenvolveu um processo de certificação de indicadores baseado nas normas: ABNT NBR ISO 37120 – Indicadores para Serviços Urbanos e Qualidade de Vida, ABNT NBR ISO 37122 – Indicadores para Cidades Inteligentes e ABNT NBR ISO 37123 – Indicadores para Cidades Resilientes.

“Esse processo permite medir o desenvolvimento urbano sustentável, definir investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo. Além disso, facilita a troca de informações e projetos através do compartilhamento de informação, permitindo comparações por meio de uma vasta gama de indicadores de desempenho”, explica Antônio Carlos.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí contou com a assessoria da Bright Cities, plataforma referência em diagnósticos de cidades no Brasil que possui uma metodologia exclusiva de acompanhamento do processo de certificação. Com o suporte da equipe de especialistas, a cidade pode ser a mais rápida no processo de coleta, padronização dos indicadores, criação das evidências com suporte total para todas as secretarias na gestão dos dados.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/26/jundiai-recebe-certificacao-abnt/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original