DEBEA realiza encontros com clínicas e médicos veterinários sobre a microchipagem de PETs
Publicada em 27/05/2023 às 08:00O Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA), ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promoveu três encontros com clínicas e médicos veterinários interessados em se tornarem Unidades Registradoras no Sistema de Gerenciamento do Bem-Estar Animal (GBEA) de Jundiaí, para a microchipagem de cães e gatos. Podem se inscrever organizações da sociedade civil, estebelecimentos veterinários e criadouros comerciais que estejam regularizados no município e que possuam médico veterinário responsável com registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.
Os encontros foram realizados nos dias 22, 23 e 24 de maio, na Escola de Gestão Pública de Jundiaí, e reuniram 27 interessados, que puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões ao novo sistema.
“Eu já vi casos de abandono, então encaro esse projeto como uma evolução muito grande na proteção dos animais e contra maus-tratos. Nós, como profissionais, precisamos abraçar essa causa”, disse a médica veterinária Paula Akemi, que já se cadastrou no sistema.
Os interessados em se tornar Unidades Registradoras no Sistema de Gerenciamento do Bem-Estar Animal deverão encaminhar a proposta pelo e-mail: microchip@jundiai.sp.gov.br. A proposta do interessado deverá conter, para empresas e organizações da sociedade civil com CNPJ, Nome do estabelecimento, comprovante de endereço, telefone, e-mail e logomarca em arquivo de imagem vetorizada png 500x 500 pixels, além de documentos que podem ser consultados aqui (páginas 33 e 34).
A Lei nº 9.918, de 05 de abril de 2023 entrará em vigor no dia 05 de junho de 2023. Ela determina que os tutores levem seus cães e gatos ao veterinário (Unidade Registradora) para a microchipagem e cadastro em um banco de dados municipal, que é o GBEA. Os responsáveis pelos animais terão até 2 anos para microchipar e cadastrar os bichinhos no banco de dados da Prefeitura.
“Os médicos veterinários entenderam que é importante essa parceria e envolvimento de todos para colocar os registros em um único banco de dados, o que vai facilitar a busca por todos os animais microchipados e perdidos na cidade e inibir os abandonos e maus-tratos”, lembrou a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA), Daniela Araújo Passos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
14/11/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima está com inscrições abertas
-
28/06/2024
Obras na sede do DEBEA chegam a 30% de execução
-
17/06/2024
Prefeitura promove ação de limpeza na Serra do Japi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original