Crianças embarcam numa ‘Viagem Literária’ em ação da Biblioteca nas escolas

Publicada em 30/05/2023 às 17:29

Além da atividade do “Slam nas escolas”, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) tem promovido, por meio da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a “Viagem Literária”, iniciativa de fomento à leitura voltada para alunos das redes municipal e estadual do Ensino Fundamental 1 até o Médio.

“Esta é mais uma ação da Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, a Biblioteca Municipal leva uma apresentação artística e uma roda de conversa com o autor, como forma de fomentar a leitura entre os alunos e incentivar também a ida deles a este equipamento cultural, que conta, além de um extenso acervo, com programação com atrações gratuitas”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Quem recebeu a atividade nesta terça-feira (30) foram os alunos da Emeb Nassib Cury, no bairro Fazenda Grande. A programação começou com a apresentação da Cia. Grifo Teatro, que levou para o espaço de Artes da unidade escolar o espetáculo “Nelsinho em uma Viagem Literária”. Feita no formato de teatro de mamulengos (fantoches típicos da região do Nordeste brasileiro), a apresentação lúdica com as personagens Nelsinho e vó Cecília, que numa releitura de “Dom Quixote”, falam da importância da leitura, da origem das bibliotecas e incentivam a criançada a conhecer a Biblioteca Municipal.

Atividades começaram com a apresentação do teatro de mamulengos com a Cia. Grifo Teatro

Na sequência, os alunos puderam conversar com Davi Simão Junior, autor jundiaiense contemplado para esta edição da Viagem e que escreveu “A Menina do Nariz Arrebitado”, releitura feita em mangá da obra de Monteiro Lobato.

Para os alunos do 5º ano B, da professora Nilci, a conversa com o autor foi ainda mais especial, já que sua obra está sendo estudada pela turma. Além de produzirem colantes com cada um dos personagens do livro para colar na camiseta, a turma presenteou o autor com sua caricatura, feita pela aluna Alice Furquim, de dez anos.

Em nome da escola, Alice presenteou o autor com a caricatura que ela fez em cartolina

“Como eu amo desenhar e escrever, a professora pediu que eu fizesse esse presente para o Davi. Afinal, não é todo dia que recebemos um escritor aqui na escola”, comentou Alice.

Davi agradeceu o acolhimento. “Fiquei muito emocionado e grato, pela oportunidade e pela recepção da turma. Espero inspirá-los para que também se tornem autores”, comentou o autor, que compartilhou com as crianças como se dá o seu processo criativo e tirou dúvidas e curiosidades.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/30/criancas-embarcam-numa-viagem-literaria-em-acao-da-biblioteca-nas-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original