No Dia Mundial sem Tabaco, ex-fumantes relatam que é possível largar o vício

Publicada em 31/05/2023 às 16:59

Edson Rocha tem uma coleção de medalhas conquistadas nas inúmeras corridas em que participou. A maior vitória, contudo, foi parar de fumar. Nesta quarta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, o aposentado foi comemorar esse triunfo em evento realizado pelo Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

O encontro ocorreu no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), onde existe um grupo permanente do PAIT. Para incentivar quem deseja parar de fumar e quem já deixou o hábito, a atividade contou com depoimentos de ex-fumantes e com a participação de toda a equipe do programa.

“Faz 15 anos que deixei o vício. Nesta data, faço questão de comemorar. O programa mudou a minha vida. Virei um corredor, algo que nunca imaginei”, falou Rocha.

Outra história compartilhada foi a da aposentada Shirlei de Moura, que também está no programa desde o começo.  “Eu tinha depressão e o cigarro estava prejudicando a minha saúde. Hoje, eu sou testemunha de que é possível. Foi uma briga grande que tive que travar comigo, mas eu parei e gosto de incentivar outras pessoas.”

Criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco visa alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Todos os anos, cerca de 8 milhões de óbitos são registrados por essa doença, considerada uma epidemia mundial.

“É uma data importante em que reforçamos o alerta sobre essa droga perigosa, poderosa, traiçoeira e sedutora. Também é mais uma oportunidade para mostrarmos que o PAIT oferta ajuda, tratamento e acompanhamento para prevenção da recaída. Todos são acolhidos, sendo esse o diferencial. É essencial que o fumante saiba que a ajuda é mútua. Quem chega com a mão estendida, se compromete a ajudar também o outro”, destacou o médico coordenador do programa, Carlos Costa, aproveitando para comemorar o ingresso de mais 20 pessoas na iniciativa.

O evento, com toda a equipe do PAIT, foi marcado por emoção e acolhimento aos novos integrantes

Mais grupos
O PAIT de Jundiaí, ao longo de 15 anos, auxiliou aproximadamente 10 mil pessoas, sendo reconhecido como modelo de controle à doença. Além dos grupos permanentes do NIS, com encontros todas as terças-feiras, às 9h30, e quartas, às 14h, e no Complexo Argos, todas as segundas-feiras, às 18h, são organizados grupos em equipamentos de saúde.

Os encontros ocorrem durante oito semanas e os participantes recebem acompanhamento completo e gratuito com ações coletivas e individualizadas. Para os casos necessários, ocorre a dispensação de medicamentos.

No mês de junho, um novo grupo será iniciado no NIS no dia 27. Em julho, dia 3 começa uma nova turma na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, no Complexo Argos; dia 6, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Aparecida; dia 14, na UBS Guanabara; e dia 26, outra turma no NIS. Para participar, basta levar o cartão de cadastro da UBS e o CPF.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/05/31/no-dia-mundial-sem-tabaco-ex-fumantes-relatam-que-e-possivel-largar-o-vicio/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original