Jundiaí lança painel inteligente para dados sobre dengue, zika e chikungunya

Publicada em 01/06/2023 às 13:18

Com o foco nas ferramentas de Cidade Inteligente, Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) lançam o painel de metadados das arboviroses, com indicadores de números de casos (positivos, negativos e em análise) e os bairros com maior número de ocorrências. A metodologia, desenvolvida pela empresa de Jundiaí e lançada durante a pandemia da COVID-19, tem como foco a transparência das informações para a população, bem como a facilidade no acesso aos dados.

Contabilizados pela Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) e Vigilância Epidemiológica (VE), os dados sobre as arboviroses eram disponibilizados semanalmente em boletim epidemiológico em formato de arquivo para a população. “O painel vem para substituir o boletim em pdf, com uma forma mais dinâmica dos dados. O sistema inteligente garante a visualização imediata, da situação epidemiológica na cidade e informa a população sobre o seu bairro, já que pelo mapa de aglutinados de casos disponível, é possível identificar quais os bairros com a maior ocorrência da dengue. O avanço conseguido com os dados tratados pelo sistema da CIJUN propiciam atuar com eficiência e eficácia”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

O gestor ainda lembra que o combate aos mosquitos transmissores é responsabilidade de todos. “Eliminar os pratos dos vasos e qualquer outro objeto que possa acumular água no quintal, são atitudes simples e que garantem a proteção de todos”, ressalta.

Os dados podem ser acessados pelo site da Prefeitura de Jundiaí, no ícone ‘Boletim Epidemiológico’

Esses dados são essenciais para o planejamento estratégico das ações de controle. “Assim que recebemos as notificações dos suspeitos de arboviroses, nossas equipes seguem para a investigação epidemiológica em campo, o diagnóstico é concluído e o painel é alimentado, analisamos a situação real de cada região, mais uma ferramenta para o controle das arboviroses, e a população poderá utilizá-la também, acessando no site da PMJ”, comentou a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro.

Para acessar o painel da dengue, basta clicar, na página principal do site da Prefeitura de Jundiaí, no ícone, Boletim Epidemiológico.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/01/jundiai-lanca-painel-inteligente-para-dados-sobre-dengue-zika-e-chikungunya/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original