Show no Polytheama festeja o Dia do Cidadão Ítalo-jundiaiense

Publicada em 02/06/2023 às 16:48

A Festa da República na Itália, comemorado no dia 02 de junho, também é marcada em Jundiaí pelo Dia do Cidadão Ítalo-jundiaiense, data estipulada pela lei nº 5.004/1997, a fim de homenagear a influência daquele País e de seus imigrantes e descendentes no Município.

Este ano, as comemorações em Jundiaí deram-se já na véspera, na noite dessa quinta-feira (01), com um show gratuito no Teatro Polytheama, com a cantora italiana Laila Al Habash e sua banda. Em parceria com a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a atração integra o projeto “A Caminho do Interior”, promovido pelo Consulado Geral da Itália e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC).

CONFIRA AS FOTOS DO SHOW

Turnê da cantora já passou por São Paulo, Santos e encerra-se em Campinas ainda esta semana

“Além das diversas linguagens artísticas, entendemos a Cultura também como as tradições, usos e costumes de uma sociedade. E o espetáculo desta noite une isso tudo, pois trouxe para o palco do Polytheama artistas jovens, que misturam diversas linguagens e influências, retratando esta nova cara da produção artística italiana, e prestando uma homenagem à influência desse País na construção de Jundiaí enquanto sociedade”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Em sua primeira turnê no Brasil, Laila apresentou-se com sua banda – Danila Guglielmi, Matilde Ferrari e Luca Zaliani –, para um teatro com ingressos esgotados, inclusive com estudantes de italiano do Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antonio Houaiss e do Ensino Médio do Colégio Estadual Antenor Soares Gandra, e do vice-cônsul honorário da Itália em Jundiaí, Antonio Cordone.

Antes da apresentação, Laila recebeu a imprensa local e agradeceu pelo acolhimento do público. “Eu me surpreendi muito com a hospitalidade, poder e paixão do povo brasileiro. Estou muito feliz, pois sou metade italiana e metade palestina, e o Brasil também é isso, esta mistura de Culturas, e todas elas muito musicais. Vejo muita conexão entre os dois Países e espero ir embora cheia de influências”, comentou a cantora, que já aprendeu a falar “Obrigada” em Português.

Em sua volta à Itália, a banda irá se apresentar na abertura do show do Coldplay em Nápoles

Representando o cônsul-geral da Itália em São Paulo, a cônsul-adjunta, Livia Satullo, fez um discurso emocionante sobre a proposta da apresentação. “Agradeço de coração a Prefeitura de Jundiaí por esta parceria, existente desde 2019, que visa aproximar a comunidade de italianos, descendentes e demais interessados por esta cultura. ‘A Caminho do Interior’ refere-se ao percurso dos imigrantes ao se espalhar pelo Brasil depois de desembarcarem. Agora fazemos novamente este caminho, mas levando Cultura e agradecimentos pelos que vieram antes de nós”.

Há pouco mais de um mês à frente do IIC, Margherita Marziali, apresentou a artista ao público. “Quisemos trazer uma proposta nova, diferente do clássico e tradicional que vocês já conhecem. A Laila e sua banda representam a nova realidade e as muitas cores da música italiana. De forma transparente e muito sincera, ela carrega referências da música e de temas como a autodeterminação feminina, com muito dinamismo e riqueza, características também da Cultura Italiana”.

Com as cores da bandeira italiana no palco, Margherita, Livia e o diretor do Departamento de Teatros da UGC, Wagner Nacarato, deram as boas vindas ao público

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/02/show-com-cantora-italiana-no-polytheama-festeja-o-dia-do-cidadao-italo-jundiaiense/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original