Educação de Jundiaí é finalista em conferência internacional sobre crianças e natureza

Publicada em 03/06/2023 às 09:57

O “Desemparedamento da Escola”, proposta da Unidade de Gestão de Educação (UGE) pelo programa Escola Inovadora, é um dos finalistas da Conferência deste ano da “Children & Nature Network”, instituição norte-americana que elege práticas incentivadoras do contato e conexão entre as crianças e natureza.

Com mais de 250 inscrições nesta edição, somente 13 práticas chegam à final da conferência, que será realizada entre os dias 12 e 15 de junho, em Denver, no Estado do Colorado, com mesas, palestras, painéis, passeios na natureza e visitas a instituições escolares.

Além de ser a única representante brasileira nesta final, Jundiaí também compõem com Paris (França) o seleto grupo de iniciativas finalistas que atingiram todos os objetivos previstos pela “Children & Nature”, que são a perspectiva da resiliência climática, do brincar ao ar livre, do engajamento da comunidade no ambiente escolar e na promoção da Saúde e da Educação.

“Desemparedamento da Escola” garantiu a participação de Jundiaí como única instituição brasileira na Conferência

Durante o encontro, o Município será representado pela gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, que irá apresentar no dia 14 a experiência do Município com o “Desemparedamento da Escola”, um painel baseado nas perspectivas e objetivos da instituição.

“Durante a Conferência, iremos apresentar a experiência exitosa de Jundiaí com o ‘Desemparedamento da Escola’, compartilhando suas práticas disruptivas e os seus resultados obtidos pelas unidades escolares na aprendizagem dos nossos meninos e meninas. O desemparedamento já era uma prática antes da pandemia, mas que se consolidou como metodologia durante o retorno das crianças às aulas. Agora, podemos atestar a eficiência dessa iniciativa e compartilhar suas boas práticas para o Mundo, atestadas por índices, por resultados do Sistema estadual de Avaliação de Rendimento Escolar (SARESP) em escolas e por estudos como o do Instituto de Estudos Avançados da Cátedra Sergio Henrique Ferreira, do polo Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), dirigida pelo professor Dr. Mozart Neves Ramos”, compartilhou Vastí.

Além da participação na Conferência, a premiação ao Município incluiu a concessão de um voucher no valor mil dólares, revertido na compra de brinquedos para unidades escolares da rede municipal.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/03/educacao-de-jundiai-e-finalista-em-premio-internacional-sobre-criancas-e-natureza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original