Projeto ‘Contém Sonhos’ incentiva a leitura desde a infância 

Publicada em 05/06/2023 às 11:20

O programa Escola Inovadora desenvolve dentro do eixo qualidade de ensino o “Contém Sonhos”, projeto que tem como objetivo o estímulo à leitura de todos os seus estudantes, desde os bebês até os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cerca de 36 mil alunos da rede municipal.

Além das atividades de leitura desenvolvidas em sala de aula, às sextas-feiras, os estudantes vão até a sala de leitura e escolhem o livro que desejarem levar para a casa em uma sacola de pano personalizada.

As crianças escolhem um livro do gênero com que mais se identificam para levar para casa

Por esse motivo, a sexta-feira virou o dia preferido dos alunos do 5º ano A da EMEB José Leme do Prado Filho, do Jardim Esplanada. Nesse dia, eles são acompanhados pela professora Mariana Beraldi até a sala de leitura e, ao longo da semana seguinte, trabalham em sala de aula os conteúdos na disciplina de Língua Portuguesa.

Uma das leitoras da turma, a aluna Giovanna Moraes, de 10 anos, adora os livros de aventura.  “Eu gosto muito de ler o ‘Diário de um Banana’ e outras histórias de aventura. Depois que comecei a ler um livro por semana, minha leitura e fala melhoraram muito”, avalia.

O gênero aventura é também o favorito do Vitor Busato, também de 10 anos. “Toda semana eu escolho um livro. O da última semana foi o Sherlock Holmes. Isso tem me ajudado a aprender e ler melhor”, comemora o aluno.

Giovanna Moraes e Vitor Busato têm o gosto em comum pelo gênero Aventura

A gestora de Educação, Vastí Ferrari, incentiva o projeto ‘Contém Sonhos’ por conta da relevância da prática da leitura para todas as crianças, independentemente da idade. “A iniciativa surgiu do  Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) e é desenvolvida em todas as escolas, ampliando o repertório oral e escrito, a imaginação e criatividade e a percepção dos nossos estudantes, que têm tudo a ver com a melhoria da qualidade de ensino pelo programa municipal”, destaca a gestora.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/05/projeto-contem-sonhos-incentiva-a-leitura-desde-a-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original