Mexerica, tangerina ou ponkan? Em Jundiaí, 56 produtores cultivam a fruta

Publicada em 08/06/2023 às 09:08

Hoje, dia 8 de junho, é comemorado o Dia do Citricultor. A data, criada em 1969, foi estabelecida para relembrar a importância do profissional para a fruticultura brasileira. Em Jundiaí, segundo dados da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), são 56 propriedades com produção de tangerina, o que coloca a cultura entre as principais na cidade.

“A produção de mexerica, uma variedade de tangerina, já há algum tempo tem se consolidado como uma segunda cultura para alguns agricultores e é uma fruta que tem uma ótima saída para venda direta em programas como Produtor na Praça e Circuito das Frutas nos Terminais”, afirma o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

A família Donati, com cerca 80 anos de agricultura familiar no bairro da Roseira, é uma das produtoras da fruta. “Nós temos cerca de 1.100 pés de mexerica aqui. E é uma produção que ajuda bastante na renda da família”, diz o seu José Luiz Donati, que tem a produção das espécies Ponkan e Cravo e também vende a fruta em uma barraca no Terminal Colônia.

E é a praticidade e a qualidade de comprar direto do produtor que fazem a Steffaniy Martins sempre aproveitar a barraca: “Aqui as frutas podem ser vendidas por unidade, o que facilita bastante, porque muitas vezes a gente pega só uma fruta para comer durante o caminho, como uma maçã, ou uma laranja, ou uma mexerica. E tudo fresquinho”, completa.

Para garantir a qualidade da cultura em toda a cidade, a Prefeitura de Jundiaí oferece várias iniciativas, tais como o Programa Fertilidade do Solo, Programa Jundiaí Lugar de Alimento Seguro, Programa Municipal de Subvenção Agrícola e Cavaco.

“O cultivo de tangerina reforça ainda mais a tradição e consolidação da fruticultura em Jundiaí. Somos a terra da uva, recentemente com o reconhecimento da Indicação Geográfica pelo INPI, além de produção relevante de outras frutas como caqui, pêssego, lichia, pitaya e goiaba, por exemplo”, detalha o Engenheiro Agrônomo da UGAAT, Felipe Oliveira Magro.

Apesar da diferença do nome da fruta de acordo com a região do país, tanto a Ponkan quanto a mexerica são tangerinas, com sabor, aroma e aspecto parecidos. Entretanto, as duas variedades apresentam diferenças importantes. A mexerica vem da planta Citrus deliciosa, enquanto a Ponkan se origina da espécie Citrus reticulata, de onde surge também a maioria dos outros tipos de tangerinas.

“O Agronegócio de Jundiaí tem como característica a fruticultura em pequenas propriedades. A diversificação da produção tem sido uma tendência e é de extrema importante para que o Agricultor tenha renda ao longo do ano. O volume de produção desta cultura fez com que ela fosse incluída no Programa de Subvenção do Seguro Rural da UGAAT”, completou o gestor.

Em Jundiaí, 56 produtores cultivam tangerina

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/08/mexerica-tangerina-ou-ponkan-em-jundiai-56-produtores-cultivam-a-fruta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original