Bons exemplos de gestão em Jundiaí são temas de palestras no Conexidades

Publicada em 15/06/2023 às 16:05

O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN), o Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e a Unidade de Gestão de Segurança Municipal e Proteção ao Cidadão apresentaram na manhã desta quinta-feira (15), no 6º Conexidades, os bons resultados de gestão, focados na transparência e governança.

Os 30 anos da Previdência Municipal foram tema da palestra da diretora do IPREJUN, Claudia George Musseli. Com uma linha do tempo, ela passeou pela história do Instituto, que hoje conta com 3,1 mil aposentados e pensionistas. Entre os pontos altos, ela mencionou a criação do Fundo para Pagamento de Benefícios e pensões (FUNBEJUN), por meio da Lei 3956, em 1992. Já o IPREJUN foi criado em 2002, com a criação da autarquia da Previdência Municipal e dos cargos de diretoria.

O ano de 2012 também contou um fato que mudou a história do Instituto: a doação de um terreno, realizada pela Prefeitura. Em 2021 a sede foi entregue.  

Claudia destacou também que o Instituto aderiu ao Pró-Gestão em 2018, mesmo ano que realizou a adequação legal às exigências do Manual de Certificação. No ano seguinte, a cidade foi reconhecida como a primeira do Brasil a ter o nível IV no Pró-Gestão, em controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. A recertificação ocorreu em 2022. Em 2020 e 2022, Jundiaí conquistou nota A no Índice de Sustentabilidade Previdenciária (ISP). Em 2023 veio o inédito 1º Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem). “O IPREJUN é motivo de orgulho para os servidores do município. Realizamos um trabalho focado na transparência e sustentabilidade.”

IPREJUN mostrou linha do tempo e destacou eixos como sustentabilidade e governança

Fundo Social de Solidariedade

O segundo painel da manhã mostrou a potência do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (FUNSS), que tem como presidente a primeira-dama Vanessa Machado.

A diretora Francine Picardi apresentou dados importantes sobre as campanhas e cursos de capacitação. “O foco do nosso trabalho é mudar a realidade da vida das pessoas. O conhecimento abre portas para o mercado de trabalho e a consequência disso é a redução das desigualdades sociais. Por isso, somos um modelo de trabalho para toda a região”, destacou.

De acordo com ela, entre 2017 e 2023, o Fundo Social já abriu mais de 27 mil vagas nos cursos de qualificação profissional, que contam com eixos como estética, gastronomia, bem-estar e saúde, artes e trabalhos manuais, costura, administrativo e serviços.

Francine falou também sobre a importância da descentralização dos cursos do FUNSS. “Levar capacitações aos bairros é um dos compromissos da nossa gestão. Facilita o acesso da população e reduz a evasão. Por isso, temos parcerias com centros comunitários, igrejas e diversos espaços, que nos recebem para as aulas.”

A diretora destacou ainda as campanhas realizadas pelo Fundo Social. Entre elas, está a Campanha de Inverno, que de 2017 a 2022 arrecadou quase 319 mil peças. O Natal Solidário arrecadou no mesmo período mais de 83 mil brinquedos. O FUNSS tem também campanhas permanentes.

Fundo Social de Solidariedade apresentou trabalho focado na transformação da vida das pessoas

Segurança

A manhã desta quinta-feira foi encerrada pela apresentação da Unidade de Gestão de Segurança Municipal e Proteção ao Cidadão, com a apresentação sobre as Políticas de Segurança implantadas em Jundiaí.

Entre os bons exemplos mencionados, está o videomonitoramento por meio de OCRs (Optical Character Recognition) e RPA (Remotely Piloted Aircraft, com o uso de drones. “Temos várias frentes na segurança e esses são alguns deles. São ferramentas importantes, que contribuem para a análise criminal, destacou a gestora Carla Basson.

O subinspetor da Guarda Municipal (GM) Márcio Rogério de Lima mencionou ao longo da apresentação que, em breve, a Guarda Municipal estará em uma nova sede, que ficará dentro de um complexo com a Defesa Civil e SAMU/SAEC, na Vila Rami. O local irá abrigar o Centro Integrado de Controle e Comunicação – CICCOM.

Ele destacou ainda que atualmente a GM conta com um efetivo de 392 profissionais, sendo 10 inspetores, 31 subinspetores e 351 GMs. O número de guardas deve ficar perto de 400 em breve, com a chegada dos recém concursados. Além disso, um novo concurso será lançado para novas contratações.

Unidade de Gestão de Segurança Municipal mostrou Políticas de Segurança implantadas em Jundiaí.

Jundiaí conta com um estande de aproximadamente 400 m², no Pavilhão 2 do Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). O Conexidades termina sábado (17). O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/15/bons-exemplos-de-gestao-em-jundiai-sao-temas-de-palestras-no-conexidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original