Comitê das Crianças faz visita a agricultores de Jundiaí

Publicada em 24/06/2023 às 14:21

O ensolarado sábado (24) começou cedo para as crianças integrantes do Comitê das Crianças de Jundiaí. Acompanhadas do gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, os pequenos fizeram uma visita a agricultores, conheceram a estrutura e as tecnologias do agronegócio e algumas das frutas produzidas na cidade.

O primeiro ponto da visita foi a Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias, no Jardim Currupira. No local eles puderam conhecer todo o processo de chegada, separação e maturação dos caquis, antes de serem comercializados. Na sequência, eles foram ao Sítio dos Anjos, no Traviú, para acompanhar a colheita e degustar as frutas.

Arthur Santos, de 10 anos, ficou encantado com o que viu. Desde o início acompanhou as explicações com atenção, fez fotos de cada uma das etapas e tirou várias dúvidas sobre a produção. Amante de caqui, o garoto aprovou a visita. “Muito interessante conhecer os processos para que o caqui chegue no supermercado. Antes eu achava que era só tirar do pé e já estava pronto. Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de vivenciar isso”, afirma.

“Jundiaí está de parabéns por esse trabalho com as crianças. A visita traz valores importantes, como o respeito aos agricultores e à natureza. Nada melhor do que ensinar isso aos pequenos desde cedo”, comenta o agricultor e presidente da cooperativa, Orlando Steck.

Crianças conheceram cada um dos processos feitos na Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias

A manhã foi finalizada no Sítio Sertãozinho, para que eles conhecessem uma plantação de uva. “Jundiaí é a Cidade das Crianças, portanto, é fundamental que a gente dê oportunidade para que elas conheçam cada uma das áreas de atuação e os trabalhos desenvolvidos diariamente na cidade. Dessa forma elas também poderão contribuir para que a nossa agricultura seja cada vez mais forte”, ressalta Eduardo Alvarez.

O Comitê das Crianças é um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído desde 2019, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças no ano anterior, o grupo chega em 2023 à sua quinta composição, com 25 crianças, escolhidas por sorteio – 24 delas divididas entre meninos e meninas, representando as seis regiões do Município, e um integrante para representar as crianças com deficiência.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/24/comite-das-criancas-faz-visita-a-agricultores-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original