EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Publicada em 24/06/2023 às 08:00

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá participar pela primeira vez das competições, e para que obtenham bons resultados, a preparação para a prova já está a todo vapor.

Como forma de incentivar o estudo e preparar os alunos para a olimpíada de matemática, a professora do 4º ano C, Jéssica Cristina Batistela, estimula as habilidades por meio dos jogos do MenteInovadora, que faz parte das iniciativas implementadas pelo Programa Escola Inovadora, da Unidade de Gestão de Educação, da Prefeitura de Jundiaí. “Os jogos são importantes para que eles comecem a praticar as habilidades que serão desenvolvidas na hora da avaliação, como a concentração e raciocínio lógico”.

Giulia Semolini usa o xadrez para ajudar na sua concentração

Já a turma do 5º ano A, está se preparando por meio de jogos de xadrez. Para a aluna Giulia Semolini, de 11 anos, está sendo importante essa preparação, e ela está empenhada nos estudos. “Eu estou estudando em sala de aula e em casa, e o jogo de xadrez vem me ajudando no raciocínio, concentração e estratégia”, comenta.

A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), além de ser promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além da Olimpíada Brasileira de Matemática, a escola também inscreveu a turma do 5º ano D na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

A iniciativa de participar da competição de informática veio da coordenadora Aparecida Cheroti. “A professora Silvana Sales já trabalhava em sala de aula o uso da tecnologia por meio do Chromebook, atividade voltada ao currículo do Programa Escola Inovadora, e passou a desenvolver com as crianças um projeto de criação e programação. Foi então que surgiu a oportunidade de participar da OBI, onde quatro alunos da sala se classificaram para a próxima etapa, que é a estadual e acontece em agosto”, explica a coordenadora.

Heloísa de Jesus Machado
Vinícius Henrique Silva Souza
Maria Clara de Almeida Araújo

Heloísa de Jesus Machado, Vinicius Henrique Silva Souza, Gabriel Guedes e Maria Clara de Almeida Araújo foram os quatro alunos que passaram da fase local para a estadual na Olimpíada Brasileira de Informática. “Eu faltei no dia que a professora falou os alunos que haviam passado, quando meu amigo me contou eu fiquei surpreso. Contei para minha mãe e ela ficou toda orgulhosa. Agora estou estudando bastante para a próxima etapa” conclui Gabriel.

Gabriel Guedes disse estar empolgado com a próxima fase

“O Programa Escola Inovadora tem como um dos seus eixos a qualidade de ensino. Pensar as oportunidades para que as crianças reconheçam que estão aprendendo mais e melhor, oportuniza que todos conheçam o Programa e as possibilidades de ensino. Isso tem se comprovado, especialmente este ano, por meio das participações em diferentes atividades fora de Jundiaí”, explica a Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/24/emeb-profa-beatriz-blattner-pupo-prepara-alunos-para-olimpiadas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original