Saúde bucal atua na detecção do câncer de boca

Publicada em 06/07/2023 às 08:00

O casal Tereza e José Navarro passaram, na última semana, por exame para a identificação de câncer de boca. A diarista foi encaminhada para avaliação de uma lesão no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O atendimento foi realizado pela equipe de saúde bucal da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), durante encontro do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT).

Nos cinco primeiros meses deste ano, 2.800 exames de diagnóstico preventivo foram efetuados pelos odontólogos da rede municipal de saúde, com cinco casos detectados da doença. Em 2022, no mesmo período, foram 2.475 exames. No ano todo, foram registrados oito casos positivos.

“Os tumores na boca são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil e, na maioria dos casos, são assintomáticos. As ações preventivas podem ajudar a reduzir a incidência desse tipo de câncer em até 25%. Atuamos o ano todo na prevenção e detecção da doença”, ressalta a odontóloga da Saúde Bucal da UGPS, Verônica de Oliveira.

As lesões do câncer de boca geralmente são assintomáticas. Ações preventivas reduzem a incidência

Jundiaí oferta avaliações em campanhas promovidas ao longo do ano, envolvendo a população a partir 13 anos e garante assistência aos usuários em todos os grupos do PAIT, uma vez que o tabagismo é um dos principais fatores de risco para esse tipo de câncer. A equipe também efetua avaliação nas pessoas que buscam atendimento na atenção básica na ocorrência de sinais como lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, na gengiva, no palato (céu da boca) e na mucosa jugal (bochecha); rouquidão persistente; e nódulos (caroços) no pescoço.

“Orientamos que havendo qualquer sinal, a pessoa busque pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família para os exames e encaminhamentos que forem necessários”, enfatiza Verônica.

Avaliação
Assim que passou pelo exame, Navarro avaliou positivamente a iniciativa. “Foi a primeira vez que fiz e foi muito bom. Sou fumante faz mais de 50 anos. Foi bom saber que está tudo certo. Fico aliviado”.

Tereza também gostou da ação. “Tirei dúvidas e a dentista me deu algumas dicas e encontrou uma lesão na minha boca. Eu vou fazer uma outra avaliação. Eu não sabia da importância desse tipo de exame”, ressaltou, logo após a ação promovida pelas odontólogas Luzia Mori e Tatiana Losovoi Nunes, que também incluiu um bate-papo, com esclarecimento de dúvidas.

Mais iniciativas
Em paralelo as ações para a detecção de câncer de boca, a partir do Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura, a equipe de saúde bucal da UGPS realizou, neste ano, 598 atividades em escolas municipais e estaduais, registrando 15.650 exames.

Juntamente com um mapeamento da condição bucal dos alunos de zero a 15 anos, as equipes desenvolvem atividades educativas sobre a importância da higiene e cuidados com os dentes, promovem escovações supervisionadas, aplicação de flúor e encaminhamentos, quando verificada a necessidade, para atendimento odontológico nos equipamentos da atenção básica.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/06/saude-bucal-atua-na-deteccao-do-cancer-de-boca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original