Plano Municipal de Segurança Pública é apresentado à população em audiência
Publicada em 07/07/2023 às 12:43A Prefeitura de Jundiaí realizou, na noite de quarta-feira (06), uma audiência pública para apresentação do diagnóstico de violência na cidade e da proposta de atualização do Plano Municipal de Segurança Pública. O trabalho foi realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública – instituição de renome com diversos trabalhos realizados no setor. Jundiaí é uma das poucas cidades do país que possui um Plano Municipal de Segurança.
A apresentação dos dados foi feita pelo Coordenador de Projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, que ressaltou alguns dos principais pontos de atenção para o Poder Público organizar os serviços de segurança no município. As principais ocorrências da cidade, que geram sensação de insegurança na população, são de roubo de carga, furto, drogas e perturbação de sossego. Vale ressaltar, porém, que Jundiaí apresenta níveis de criminalidade mais baixos do que a média do Estado de São Paulo e muito melhores do que a média do país.
“Jundiaí apresenta bons índices na segurança pública, mas ainda há uma sensação de insegurança alta por parte da nossa população. A atualização do plano irá fortalecer políticas para termos um município cada vez mais seguro”, comenta o Vice-Prefeito, Gustavo Martinelli.
Com base no diagnóstico, a atualização do Plano foi construída com base em três eixos: Gestão e governança, com fomento a ações intersetoriais; fortalecimento institucional da Guarda Municipal, que já é bem avaliada pela população jundiaiense e referência para todo o Brasil; além de programas e ações de prevenção, com foco territorial e público-alvo definido. O objetivo é ampliar a sensação de segurança da população e disseminar e consolidar a cultura de paz no município.
“Desde o começo da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, a segurança foi definida como um tema prioritário. Sendo assim, realizamos investimentos relevantes em infraestrutura, tecnologia e políticas intersetoriais, além de integrarmos as forças municipais e estaduais para melhor atender a nossa população. Outro aspecto relevante são os investimentos nas crianças que, a longo prazo, reduzirá o ciclo da desigualdade e formará uma sociedade mais igualitária e segura. Estamos fazendo investimentos no presente que vão impactar no futuro”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Jundiaí, por meio do Programa Município Seguro, recebeu um aporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura. Estão sendo investidos mais de R$60 milhões em infraestrutura, novos armamentos, veículos, câmeras de monitoramento, inteligência, entre outros equipamentos tecnológicos. Também está em andamento a construção do Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), que irá abrigar a sede da GM, Defesa Civil, SAMU e SAEC e a implantação de uma central de comando e controle integrada, para monitorar a cidade 24h. Em paralelo, também estão sendo feitos investimentos na troca da iluminação pública. A cidade ainda conta com programas consolidados da Guarda Municipal, como o Bairro Seguro, Anjos da Guarda, Guardiã Maria da Penha, entre outros.
“A atualização do Plano Municipal de Segurança Pública é mais uma etapa do fortalecimento da segurança da cidade. Com base no diagnóstico e identificação das áreas mais críticas será possível ampliar o atendimento e desenvolver políticas que atuem nesses gargalos, com o objetivo de promover a paz no município”, ressalta a Gestora de Segurança Municipal, Carla Basson.
O encontro aconteceu no 8º andar do Paço Municipal e também contou com a presença dos gestores Marcelo Peroni (Cultura) e Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social); o comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno; o vereador Juninho Adilson; além do delegado Marcel Fehr (representando a delegacia seccional), Capitão Batista (do 49° Batalhão, representando a Polícia Militar), Andreia Bonamigo (representando os Conselhos Comunitários de Segurança), e demais atores da segurança pública da região e sociedade civil.
Durante a audiência, Marcelo Peroni, gestor de Cultura, apresentou um documento sobre o tema originado de trabalhos de escuta com as crianças do Comitê das Crianças. Além disso, munícipes presentes e atores da segurança na cidade puderam fazer perguntas e contribuições para o novo Plano Municipal de Segurança.
Para assistir à live completa, clique aqui.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
15/11/2024
Novo Canil da GM reforça a segurança e agrada moradores
-
29/05/2024
Governo e Finanças apresenta metas fiscais do primeiro quadrimestre do ano
-
28/05/2024
Saúde apresenta produção em audiência pública na Câmara
Baixe as fotos desta notícia na resolução original