“Espaço Cultura” traz novas propostas formativas virtuais na live desta semana
Publicada em 11/07/2023 às 16:11A Live: “Espaço Cultura” uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizada semanalmente pela Diretoria de Cultura, às quartas-feiras, com transmissão nos canais da UGC, no Facebook e YouTube, das 16h às 17h, chega neste dia 12, com três novos projetos artísticos contemplados em 2021 pelos editais municipais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, dos cerca de 210 selecionados.
Na oportunidade, será apresentado para artistas e outros trabalhadores de Cultura, bem como para o público em geral, projetos de Propostas Formativas Virtuais, dos artistas: Juliana Fernandes, Laercio da Cruz Matos Mojola e Bruna Dominicci Brito Oliveira.
Segundo o diretor de Cultura, João Carlos de Luca, a proposta das lives é a cada encontro disponibilizar os projetos contemplados, não só para divulgar os artistas e suas propostas, mas também promover o intercâmbio entre artistas de segmentos diferentes, gerando assim, uma reflexão atualizada da produção cultural em Jundiaí. “Nesta live, vou abordar os Editais do Miss Pérola Negra 2023, e esclarecer dúvidas gerais, incluindo o Cadastro de Artistas e Projetos”, finalizou o diretor.
Os Projetos
Os vídeos dos projetos de Propostas Formativas Virtuais que serão apresentados essa semana são:
Juliana Fernandes, O Figurino Teatral – O vídeo abordará a importância do figurino através da escolha das cores, texturas e formas, e a maneira que ela contribui para transmitir a situação política social, a estação climática e os aspectos psicológicos de cada personagem. Será mostrado o processo de criação, a relação entre o figurinista/ator e figurinista/personagem. Serão apontados diversos caminhos e técnicas para a construção do figurino pretendido, utilizando croquis e fotos de trabalhos realizados.
Laercio da Cruz Matos Mojola, Oficina de Fantasia- oficina será ministrada pelo carnavalesco da agremiação, faremos o registro com fotos e vídeo para publicarmos nas redes sociais particular do carnavalesco e da própria agremiação. produziremos adereços para o carnaval da agremiação. A oficina busca proporcionar ao público conhecimentos sobre variadas técnicas para a confecção de adereços carnavalescos.
Bruna Dominicci Brito Oliveira, Oficina de confecção de Chinchines com material reciclável – Os Chinchines, também conhecidos como Crotálos, Zills, Címbalos ou Pratos de Dedos são pequenos címbalos metálicos usados como percussão musical, também muito utilizados na dança do ventre e apresentações semelhantes. Nessa oficina vamos produzir um par de Chinchines utilizando um material reciclável muito acessível: Latinhas de Alumínio. A oficina também contempla um panorama histórico deste artefato e um pequeno Tutorial de como tocar o Ritmo Árabe BALADI no nível Básico.
Assessoria de Imprensa
-
04/11/2024
8º FESTEJU chega ao fim com premiações na Sala Glória Rocha
-
04/11/2024
Cultura promove encontro para tirar dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc
-
03/11/2024
Orquestra apresenta no sábado (09) o sétimo concerto da temporada 2024 no Polytheama
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias