Coleta de recicláveis em Jundiaí aumenta mais de 9% em 2023

Publicada em 16/07/2023 às 08:00

Crescer em uma família com consciência ambiental foi um fator determinante para Teresa Orrú entender a importância e criar o hábito de separar os resíduos recicláveis em sua casa. Para isso, a jornalista de 42 anos conta com duas lixeiras em sua cozinha para realizar a separação dos resíduos. “Tudo que é possível eu separo para reciclagem”, afirma. “Jundiaí é uma cidade que dispõe de uma boa estrutura para descarte e destinação correta dos resíduos. A coleta seletiva que o município oferece é uma grande conquista à população. Algo que boa parte do país não possui. Isso facilita na hora do descarte”, completa Teresa.

A boa estrutura ofertada por Jundiaí é refletida em números. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), coletou até o mês de maio de 2023 um total de 2.860 toneladas de material reciclável. O montante representa um aumento de 9,2% em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram coletadas 2.617 toneladas.

Teresa e seus filhos, Diogo e Alice, costumam separar o lixo reciclável do orgânico

“O sistema de coletiva seletiva contempla 100% da cidade e é uma referência para todo o país. Jundiaí é a Cidade das Crianças e fortalecer as práticas sustentáveis gera impactos positivos no presente e contribuem para o desenvolvimento social e manutenção da qualidade de vida no futuro”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o diretor de Limpeza Pública, Marcio Moraes, os dados são fruto de ações de conscientização realizadas pela UGISP desde o início da gestão. “A coleta seletiva está consolidada no município e vemos que as pessoas estão cada vez mais engajadas na prática. Ano após ano a Prefeitura intensifica as campanhas para ressaltar a importância e fomentar o desenvolvimento de um mundo mais sustentável e melhor para todos”, comenta.

Material coletado é encaminhado ao Geresol para destinação correta

Todo o material recolhido nos bairros é encaminhado ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para separação e destinação adequada. Os principais materiais recolhidos são os plásticos, papelão e vidro. Após a separação no Geresol, o material é comercializado e tudo o que é arrecadado é utilizado nas ações educativas e de preservação do meio ambiente, como compra de novas lixeiras e novos projetos e campanhas de conscientização.

A coleta seletiva é realizada em toda a cidade. O caminhão da empresa contratada para o serviço passa em cada bairro duas vezes por semana, em horários que dependem da região. Para consultar os dias e horários que a coleta seletiva passa em seu bairro, clique aqui e digite o CEP da sua rua.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/16/coleta-de-reciclaveis-em-jundiai-aumenta-mais-de-9-em-2023/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original