Gestantes recebem orientação nutricional na UBS Morada das Vinhas

Publicada em 21/07/2023 às 08:00

Com quatro meses de gestação, a preocupação de Juliana Araújo é com a saúde integral de seu primeiro filho, Isac. Ela sabe que uma boa alimentação, desde já, é fundamental. Para receber orientações, ela participou do encontro mensal do Grupo de Gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada das Vinhas.

A atividade é realizada pelas equipes de saúde do equipamento e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo e psiquiatra.

“A cada mês é abordado um tema. Entre eles, o parto, a amamentação, os direitos das gestantes, as questões emocionais, a importância da rede de apoio, os aspectos nutricionais e até mesmo a organização da rotina familiar com a chegada do bebê. É um grupo importante para acolher e preparar as mulheres nesta fase”, ressalta a enfermeira da UBS Letícia Lopes Roveri.

No encontro desta semana, a nutricionista do NASF Priscila Senci falou sobre alimentação saudável, dando dicas para amenizar queixas como edemas e azia. “Tive muito enjoo no início e tento comer de forma correta. Eu vim para receber mais orientações e saber se estou no caminho certo. É bom e importante ter esse apoio”, destacou Juliana.

A UBS Morada das Vinhas reúne as gestantes às terceiras quartas-feiras do mês, a partir das 9h. Não é necessário efetuar inscrição.

Rede
A grande maioria dos equipamentos da rede de Atenção Básica do Município oferta grupos de gestantes. Para participar, basta procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e, desde 2017, prioriza a infância. A partir de políticas públicas intersetoriais, inúmeras são as ações para o desenvolvimento integral desde a gestação”, enfatiza o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Além do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), composto por 69 ações previstas para os anos 2022 a 2032, o Município conta com a plataforma “Alertas Primeira Infância”, que aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, cruzando dados e emitindo alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.

Recentemente, pela implantação do Sistema Alertas, a cidade recebeu o Prêmio Inovacidade, promovido pela Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/21/gestantes-recebem-orientacao-nutricional-na-ubs-morada-das-vinhas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original