UPA Novo Horizonte conta com painel de tempo de espera

Publicada em 24/07/2023 às 10:23

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Novo Horizonte instalou um painel para que os usuários possam acompanhar o tempo estimado de espera pelo atendimento médico. A nova ferramenta qualifica ainda mais o serviço que, por mês, recebe uma média de 16 mil pessoas.

“Esse sistema é utilizado em grandes hospitais para mostrar, aos pacientes, o fluxo de atendimento diário com a estimativa de tempo de espera, seguindo a classificação do Protocolo de Manchester”, explica o gerente da UPA, Fabrício Alves Segura.

Após a triagem com a equipe de enfermagem, pelo protocolo, o usuário tem a ordem de atendimento médico definida por cinco cores, sendo que a vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. A medida internacional garante que as pessoas em estados mais críticos possam ser acolhidas primeiro para que não haja agravamento do quadro de saúde.

Carvalho, usuário do equipamento, destacou os benefícios da ferramenta

“O painel é uma ferramenta importante que aumenta a humanização no cuidado em saúde ofertado pela UPA Novo Horizonte. Além disso, garante transparência e segurança para a equipe e para o paciente, que consegue acompanhar a ordem de seu atendimento. Em Jundiaí, a saúde é prioridade e novas tecnologias são introduzidas nos serviços, visando qualificação e resolutividade”, ressalta a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Dra. Dayane Martins.

Avaliação
Na última quarta-feira (19), ao chegar para atendimento, o pizzaiolo Valdir Borges de Carvalho se deparou com a novidade e aprovou. “Moro no Almerinda Chaves e já passei três vezes por atendimento na UPA. Ficou melhor com esse painel, pois dá para termos uma noção do tempo de aguardo. Está tudo explicado certinho. Quando alguém está com a bolinha vermelha e é chamado primeiro, sabemos o motivo e entendemos a necessidade de a pessoa passar na nossa frente”, comentou.

Os dados no painel são atualizados a cada três minutos.

Mais tecnologia
A saúde de Jundiaí tem recebido investimentos, desde 2017, tanto para o atendimento de alta complexidade, como paras as assistências de média e baixa complexidades. Junto com a teleinterconsulta – implantada em 2022 e que registra uma média de 600 consultas em seis especialidades por mês -, o Município oferta o telediagnóstico nas Unidades de Atenção Básica, com uma média mensal de 2.360 exames de eletrocardiograma (ECG).

O funcionamento do painel foi conferido na semana

Também segue em andamento a implantação do prontuário eletrônico na rede de Atenção Especializada, que já está em funcionamento nas UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/24/upa-novo-horizonte-conta-com-painel-de-tempo-de-espera/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original