Jundiaí é destaque em webinar sobre Criança, Educação e Natureza

Publicada em 26/07/2023 às 18:12

Na tarde desta quarta-feira (26), Jundiaí e suas iniciativas dedicadas à Educação e na aprendizagem com e na natureza, o ‘Desemparedamento da Escola’, além da valorização dos espaços públicos, foi destaque em webinar realizada pelo Cities Connecting Children to Nature, uma parceria entre a National League of Cities e a Children & Nature Network. O encontro debateu as iniciativas que cidades adotaram para atuar na sustentabilidade e resiliência clímatica por meio das áreas verdes escolares.

Além de Jundiaí, no encontro virtual ainda participaram representantes das cidades de Milwauke (uma das mais populosas do estado norte-americano de Wisconsin), Antuérpia (na Bélgica) e da cidade Flagstaff, do Arizona.

As políticas públicas de Jundiaí, ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos direitos das crianças preconizados pela Convenção dos Direitos das Crianças, pela Assembleia Geral da ONU em 1989, colocam a Educação e a Resiliência Climática como tópicos de destaque na gestão municipal. A participação nas redes internacionais “Rede Latino – Americana – Cidade das Crianças”, da qual é a sede brasileira, e da rede Urban95 – Fundação Bernard Van Leer, denotam a importância do desenvolvimento das políticas públicas direcionadas para as infâncias.

Prefeito Luiz Fernando Machado representou Jundiaí, em Webinar; equipe da Unidade de Gestão de Educação acompanhou

“Sabemos que grandes mudanças devem iniciar com as crianças e quando investimos na construção de áreas verdes nas escolas e o quanto antes colocarmos as crianças em contato com a natureza e em espaços naturalizados maior será o estímulo e a garantia para a preservação do que elas já têm na cidade. Uma das iniciativas são as Hortas Orgânicas, existentes em todas escolas públicas da rede municipal”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado, ressaltando a importância do contato com a natureza para o projeto educacional de Jundiaí, a partir da Escola Inovadora. Com as ações de ‘Desemparedamento da Escola’ e a aprendizagem em ambientes naturais, os espaços públicos como as praças, jardins, parques, centros esportivos e as ruas fazem parte do currículo jundiaiense.

Ao longo do encontro, o mediador – CEO e Diretor Executivo da Liga Nacional das Cidades, Clarence Anthony -, citou as políticas de Jundiaí, Cidade das Crianças, como um exemplo de iniciativa para o desenvolvimento da infância em contato com a natureza. Jundiaí tem 1/3 do território coberto por Mata Atlântica e Cerrado.

No encontro ‘Lições de cidades ao redor do mundo: sustentabilidade e resiliência climática por meio de áreas verdes escolares’, participaram Erick Shambarger (Diretor de Sustentabilidade Ambiental da Cidade de Milwaukee), Kim Verstrepen (Assessor do Gabinete Ambiental do Vereador Tom Meewus, Antuérpia, Bélgica) e Becky Daggett, (Prefeito de Flagstaff, Arizona).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/26/jundiai-e-destaque-em-webinar-sobre-crianca-educacao-e-natureza/
Leia mais sobre ,