Agenda Cultural: Confira a programação do último final de semana de Julho
Publicada em 28/07/2023 às 09:00O último final de semana de julho será bastante movimentado em Jundiaí. Ações da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), como Festival Temático “C de Criança e Cultura”, além das eliminatórias e a grande final do Festival de Música de Jundiaí, em sua segunda edição, ações que acontecerão dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), deverão atrair um grande público não só da cidade, mas da região.
A UGC também programou diversas ações culturais gratuitas em seus equipamentos, para atender públicos diferenciados e abrindo espaço para que a classe artística da cidade possa divulgar sua arte, e, ao mesmo tempo, se aproximar do público.
Acompanhe a programação:
Fábrica das Infâncias Japy
Sábado (29) – 10h30 – Contação de História – “Enrolado”, com o ator André Farias. Enrolado”, onde “Rolo”, um diretor de cinema, chega antes do elenco ao local onde será gravado o filme, “Margarina e o sumiço de Manteiga” e, como o elenco demora para chegar, ele conversa com a plateia e explica o que vai acontecer. Aproveita para montar o cenário, quando de repente, recebe algumas ligações. A primeira é de seu Diretor Geral, bravo homem, perguntando se está tudo correto para o início da gravação do filme, pois, nesse dia, o maior astro do cinema irá assistir. As outras ligações são do elenco dizendo que tiveram diversos contratempos e que não chegarão para a gravação. Desesperado, “Rolo” se depara com a responsabilidade de fazer o filme. Então, explica divertidamente para o público os conceitos do teatro como interpretação, voz, entonação, escolhe o elenco na hora, ensaia, coloca adereços e junto com a plateia, realizam o filme.
Domingo (30) – 10h30 – Teatro – Robin Wood – Cia. de Teatro de Jundiaí
Numa divertida e humorada adaptação do clássico infantil, com texto e direção de Carla Candiotto, a companhia utiliza a linguagem do teatro físico para apresentar a história do famoso arqueiro medieval justiceiro, que rouba dos ricos para dar aos pobres, tratando de temas como poder, justiça e cidadania.
A Fábrica das Infâncias Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.
Biblioteca Nelson Foot
A programação acontece no sábado (29): 10h – Aulas de Xadrez para iniciantes
15h – Clube do Vinil – Na edição de julho, a homenagem será à Legião Urbana! Banda de rock brasileira que surgiu em Brasília nos anos 80. Formada por Renato Russo (vocalista e líder), Dado Villa-Lobos (guitarrista) e Marcelo Bonfá (baterista), a banda alcançou grande sucesso e se tornou uma das mais influentes e populares do país.
Com letras poéticas e engajadas, a Legião Urbana abordava temas como amor, política, desigualdade social, religião e existencialismo. Entre os álbuns mais conhecidos da banda estão “Dois” (1986), “Que País É Este” (1987), “As Quatro Estações” (1989) e “V” (1991). Alguns dos sucessos mais marcantes incluem “Pais e Filhos”, “Que País É Este”, “Tempo Perdido”, “Faroeste Caboclo” e “Será”.
A trajetória da Legião Urbana foi interrompida em 1996, com a morte de Renato Russo. A banda deixou um legado significativo na música brasileira e continua sendo reverenciada até hoje.
Com a mediação do músico e autor Nando Nogueira, o encontro promete reunir fãs da banda, debater a arte e poesia de Renato Russo e também promover momentos de descontração e nostalgia.
O visitante também poderá conferir no espaço de Exposições da Biblioteca – Galeria Jundiaí – a mostra “Uma voltinha na nossa jornada: 15 anos e muitas histórias”, que reúne material da Cia. Um do Outro, apresentando ao público uma parte da sua jornada. A exposição fica aberta a visitação até o dia 04 de agosto.
Já no Espaço Sonia Cintra o público poderá conferir a exposição resultado do trabalho do fotógrafo Evandro Feliciano, numa realização do #PretaEU e Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Jundiaí e apoio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), A mostra intitulada “NaPeledaNegra – Cercas Vivas”.
A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti ,396. Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h. Durante a semana, das 9h às 21h. Entrada gratuita.
Espaço Expressa – antigo Complexo Fepasa
De sexta a domingo, Festival de Música de Jundiaí – eliminatórias e grande final. Entrada gratuita – 30 músicas estão concorrendo. Para a final apenas 12 composições.
Também neste final de semana – sempre a partir das 10h – Festival Temático “C de Criança e Cultura”. Programação variada para as crianças e seus familiares ou responsáveis. Shows musicais, várias brincadeiras, área de alimentação e estacionamento gratuito.
Pinacoteca
Em comemoração ao dia do Agricultor, 28 de julho, numa parceria da Unidade de Gestão de Cultura e Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, recebe a exposição “Uva Niagara 90”, em comemoração ao surgimento da uva Niagara Rosada na região, que completa 90 anos.
Depois de mutação da uva branca, a Niagara Rosada foi descoberta em 1933 por Antônio Carbonari, que hoje dá nome ao Parque da Uva.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda-feira, fechado para manutenção.
O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto no, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.
Museu Ferroviário
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800.
Teatro Polytheama
Nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, a Cia. Jovem de Dança de Jundiaí recebe a Cia. Estável de Dança de Bauru No sábado (29), a Cia. Jovem de Jundiaí, recebe a partir das 20h o Balé da cidade de Taubaté. Nos dois dias a entrada é gratuita.
E no domingo (30), a partir das 19h, show de humor “Tô de plantão 2 “, como Diego Besou.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou na internet – por meio da plataforma Sympla
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.
Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original