Comitê das Crianças conhece Rota Afro de Jundiaí
Publicada em 29/07/2023 às 17:41A manhã deste sábado (29) foi de resgate da história do povo preto em Jundiaí. O Comitê das Crianças conheceu a Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí. A proposta cultural faz parte das ações de educação patrimonial da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e apresenta às crianças pontos marcantes da presença da população negra na cidade.
“A Rota Afro tem como objetivo resgatar a história do povo preto em Jundiaí. E essa história tem que passar pelas crianças, porque todo o conhecimento que elas tiverem, elas vão trocar com outras pessoas”, reforçou uma das responsáveis pela Rota Afro em Jundiaí, Valéria de Paula Ignacio, que fez a apresentação às crianças.
A Rota é dividida em duas etapas. Ela é iniciada no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e segue para o Espaço África do Jardim Botânico e o Clube 28 de Setembro. Na segunda etapa, os pontos de parada são as praças Ruy Barbosa e Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), onde é contada a história da igreja Nossa Senhora do Rosário e a sua demolição e transferência de seu acervo para a igreja na rua Petronilha Antunes. Ela termina em frente ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, onde há o relato das vivências de Nhá Lau e Tia Custódia, mulheres escravizadas que viveram até o início do século 20.
“É muito importante a gente ter o conhecimento da história pelo ponto de vista da comunidade negra. Várias curiosidades que não tínhamos ideia”, disseram as crianças Júlia dos Santos Gatto, de 11 anos; e Mariáh Maria de Lima, de 9. O Comitê das Crianças é um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído desde 2019, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, no ano anterior, o grupo chega em 2023 à sua quinta composição, com 25 crianças, escolhidas por sorteio – 24 delas divididas entre meninos e meninas, representando as seis regiões do Município, e um integrante para representar as crianças com deficiência.
“Nós queremos mostrar para as crianças do Comitê as várias realidades e todos os pontos de vista da história de Jundiaí. Nesse caso, com a visita à Rota Afro, mostrando a invisibilidade do povo preto, que ajudou a construir a cidade e não ganhou protagonismo nos livros de história. Dentro do processo de interação, são esses elementos que queremos mostrar às crianças”, disse o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
08/01/2025
Jundiaí se prepara para a Festa da Uva com expectativa de crescimento
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
-
03/01/2025
Prefeitura reforça organização da Festa da Uva com reunião intersetorial das pastas
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original