Em evento, Prefeitura apresenta boas práticas para inclusão de migrantes

Publicada em 29/07/2023 às 08:00

Em evento realizado de maneira virtual, na quarta-feira (26), a Prefeitura de Jundiaí apresentou, a membros da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e cidades certificadas com o Selo MigraCidades 2022, as boas práticas desenvolvidas no município para promover a inclusão de migrantes. O destaque foi dado a ações elaboradas para o mercado de trabalho.

A apresentação foi feita pelo diretor de Fomento ao Comércio e Serviços, Enrico Milamonti. Foram citadas as ações de capacitação com foco na preparação dos migrantes para o mercado de trabalho, assim como as campanhas feitas com as empresas para fortalecimento e sensibilidade cultural para coibir a discriminação. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), um grupo de 35 haitianos passou por qualificação e foi cadastrado no Portal Jundiaí Empreendedora.

“As políticas públicas elaboradas em Jundiaí visam garantir a equidade e dar condições para que as pessoas consigam buscar o protagonismo da própria história. Em um mundo cada vez mais globalizado é fundamental que a cidade se organize em várias frentes para garantir o desenvolvimento de todos os seus moradores”, afirma o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

Evento aconteceu no formato online e teve como objetivo o compartilhamento de políticas públicas

“A capacitação com foco na empregabilidade é fundamental para garantir a dignidade e mais oportunidades aos migrantes. O trabalho é feito com o objetivo de prepara-los ao nosso contexto e também capacitar para que as empresas compreendam a melhor forma de recebe-los”, comenta Enrico.

“Mesmo após a conquista do Selo MigraCidades 2022 foram realizadas diversas ações em diferentes temáticas. O encontro foi importante para que a gente apresentasse as nossas boas práticas e conhecesse novas ações que podem ser aplicadas aqui”, ressalta o Assessor de Direitos Humanos, Paulo Fernando.

O Selo MigraCidades é uma iniciativa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) – ligada à ONU – em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública. Ela acontece pelo reconhecimento das ações desenvolvidas no município para a inclusão da pessoa migrante na sociedade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/29/em-evento-prefeitura-apresenta-boas-praticas-para-inclusao-de-migrantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original