Confecção de bonecas auxilia pacientes da Clínica da Família Hortolândia

Publicada em 31/07/2023 às 08:00

Aos poucos, os pedaços de lã e os retalhos vão se transformando em pequenas bonecas coloridas e encantadoras. Os olhares, que muitas vezes chegam tristes, vão adquirindo um brilho novo a cada encontro do grupo “Mãos que Recriam” da Clínica da Família Hortolândia. A atividade é uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) ofertadas pelo equipamento de saúde, voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida da população.

Os encontros começaram há algumas semanas. “O objetivo é auxiliar no tratamento dos sintomas crônicos de doenças mentais, em especial a depressão, a partir do artesanato. Com essa terapia, os pacientes recuperam a segurança e a autoestima, além de compartilharem conhecimento, saírem do isolamento e ficarem mais próximos da equipe da saúde da Atenção Básica”, explica a psicóloga da Clínica da Família Lilian Molinari, que junto com a terapeuta ocupacional Ariadne Lima, conduz a iniciativa que atualmente conta com cerca de 10 mulheres.

A atividade em grupo auxilia na recuperação da autoestima

A aposentada Elza Martinatto, de 85 anos, foi a responsável por levar a técnica para o grupo. O convite surgiu em uma consulta. “Eu nunca tinha participado de atividades assim. Agora, isso preenche o meu tempo e me sinto muito acolhida. Eu tenho depressão e sou bipolar. Participar está me fazendo muito bem. Inclusive, já estou pensando em ensinar outras coisas que sei, como almofadas e cachecóis”, contou com um sorriso largo.

Na Clínica da Família Hortolândia também são desenvolvidas outras PICs, a partir das equipes do NASF, compostas por fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo e psiquiatra, além de médicos, enfermeiros e técnicos do serviço de saúde. Os encontros ocorrem tanto no equipamento, como na Unidade de Apoio, no Centro Esportivo Aramis Polli e no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO).

Dona Elza foi quem compartilhou a técnica

Rede
No Município, todos os equipamentos da Atenção Básica têm atividades que vão além dos consultórios médicos. Há grupos de meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, nutrição, entre outros, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde da população. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/31/confeccao-de-bonecas-auxilia-pacientes-da-clinica-da-familia-hortolandia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original