Comitê Regional da Primeiríssima Infância abre programação do Agosto Dourado em Louveira

Publicada em 02/08/2023 às 12:15

Nesta terça-feira (01), os municípios que fazem parte do Comitê Regional do Programa São Paulo da Primeiríssima Infância abriram a programação do Agosto Dourado, mês dedicado à infância. O evento foi realizado na Secretaria de Cultura e Eventos de Louveira e reuniu representantes de nove municípios: Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Jarinu, Itatiba, Louveira, Morungaba, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. Jundiaí é a sede regional do Comitê. O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, e o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, representaram o prefeito Luiz Fernando Machado.

Conhecido no calendário nacional como “Agosto Dourado”, o mês dedicado à infância em Jundiaí tem como tema principal a importância da alimentação saudável, em todas as fases da vida. Em Jundiaí, que faz parte da Rede Cidade das Crianças, a programação conta com atividades descentralizadas realizadas nos equipamentos públicos abertas ao público, além de atividades restritas a profissionais.

Comitê Regional reuniu representantes de nove cidades da Região de Jundiaí

Na abertura da programação, os representantes das cidades discutiram políticas públicas intersetoriais e regionais para a infância e a importância da atuação em conjunto. “Uma vida deve ser pensada desde a concepção. E nós precisamos pensar cada vez de forma regional para entregar cidades melhores, principalmente para as crianças. E Jundiaí é uma grande parceira”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.  

“A política pública voltada para a criança é prioridade absoluta em Jundiaí. E para quebrarmos ciclos de desigualdade, é fundamental o investimento na primeira infância. E para isso devemos pensar projetos juntos”, reforçou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

De acordo com a articuladora Regional do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura, o calendário de atividades interage com todas as Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí. “Neste ano, mais uma vez, conseguimos desenvolver ações que tratam da importância da primeira infância e primeiríssima infância, com destaque para a amamentação e a alimentação saudável, essencial para o desenvolvimento das crianças, criação de vínculos e para a saúde de filhos e mães”.

“Estamos sendo certificados pelo Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho. E cada vez mais estamos fortalecendo as políticas públicas voltadas para a infância, em Jundiaí”, lembrou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A Prefeitura de Jundiaí conta com cardápio completo de serviços para os cuidados materno infantil, com consultas de pré-natal e puericultura, hospital de referência, além do Banco de Leite, que contempla a oferta de leite materno para os recém-nascidos prematuros internados e, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como captação de doação de leite e orientação para a amamentação. Atualmente, o banco de leite realiza uma média de 650 atendimentos no mês, sendo que destes cerca de 250 são para algum tipo de dificuldade na amamentação. O atendimento é gratuito e feito por pessoas especializadas que poderão auxiliar as mulheres em todas as suas necessidades para a amamentação do bebê.

Também participaram do evento a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant; a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques; a gestora adjunta de Promoção da Saúde, Dayane Martins; e a diretoria clínica e gerência do Hospital Universitário. A programação completa do mês da infância pode ser conferida no site da Prefeitura de Jundiaí, no ícone “Agosto Dourado“, nos Serviços Mais Acessados.

Encontro Regional foi realizado na Secretaria de Cultura e Eventos de Louveira

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/02/comite-regional-da-primeirissima-infancia-abre-programacao-do-agosto-dourado-em-louveira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original