Para aprimorar a segurança viária, videomonitoramento começa a ser realizado em Jundiaí

Publicada em 07/08/2023 às 11:17

A segurança viária tem um papel de extrema importância para a qualidade de vida da população, uma vez que, está relacionada à redução de riscos de sinistros e a promoção da preservação de vidas, por isso, em Jundiaí a tecnologia tem se tornado grande aliada em ações implementadas para o trânsito seguro, e a partir desta semana, a Rua Barão do Triunfo, no Centro, ganha reforço no monitoramento e fiscalização por meio de imagens de vídeo, as quais são transmitidas no centro de controle operacional (CCO) e acompanhadas pelos agentes de trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).

Na imagem está um agente de trânsito em frente a um monitor no centro de controle operacional, e ele monitora a rua Barão do Triunfo que, das 06 às 19h, tem permissão apenas para trânsito de ônibus.
Câmeras representam os olhos dos agentes nas vias

É importante ressaltar que a Barão do Triunfo, no trecho entre as Ruas Baronesa do Japi e a Senador Fonseca, é de circulação permitida apenas para ônibus, das 06h às 19h, o que já é informado por meio de sinalização, estando em parte dos itinerários de 21 linhas municipais e pelo menos 20 linhas intermunicipais.

“É uma via que precisa ser monitorada mais intensivamente, porque a circulação de outros tipos de veículo interfere na circulação dos ônibus, gerando atrasos, e prejudicando muitas pessoas que utilizam o transporte coletivo para irem trabalhar e/ou estudar, além disso, é essencial preservar a segurança local”, comenta o diretor de Trânsito, Esdras Cintra Jr.

O uso do equipamento tecnológico segue as normas da resolução CONTRAN n.º 909, de 28 de março de 2022, que consolidou as medidas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento, que regulamenta o § 2º do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conferindo aos órgãos de fiscalização tal prerrogativa. Esse tipo de fiscalização ocorre de forma online, com o agente de trânsito constatando a infração de forma imediata, portanto, não há o uso de imagens arquivadas do sistema para tal finalidade, sendo que as câmeras representam os olhos dos agentes nas vias.

O sistema de fiscalização por videomonitoramento deverá ser instalado em outros pontos da cidade, onde as infrações por desrespeito às leis e regras de trânsito são constantes, entre eles, as áreas escolares.

Alternativas para motoristas de outros veículos – Os motoristas que não são do transporte coletivo de linhas municipais e intermunicipais têm as seguintes alternativas:

Descendo a Av. Jundiaí: Acessar o Centro pela Rua Petronilha Antunes à esquerda, e subir a Rua Cel. Boaventura, ou à direta pela Petronilha Antunes e depois à esquerda na rua Bernardino de Campos

Rua Baronesa do Japi: Subir a Rua Bernardino de Campos ou seguir em frente até a Rua Cel. Leme da Fonseca, direta na Rua Petronilha Antunes e depois subir a Cel. Boaventura Mendes Pereira

Rua Zacarias de Góes e Rua Senador Fonseca: As opções são subir pela Rua Bernardino de Campos ou a Cel. Boaventura Pereira e Rua Siqueira de Moraes.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/07/para-aprimorar-a-seguranca-viaria-videomonitoramento-comeca-a-ser-realizado-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original